0
Merchandising Social nas telenovelas
on
18:23
Quarta-feira, 4 de outubro de 2009

As personagens, das novelas, utilizam-se de momentos da cena, para relacionar a situação a que estão envolvidas com o produto que irão mostrar. Desta forma, elas atrelam suas imagens a esses produtos, mostrando que são de boa qualidade e que funcionam perfeitamente.
Existe também outro tipo de merchandising, que é o Merchandising Social. Este, que teve início em 2001 com a novela "O Clone" da Rede Globo tem como principal objetivo informar a população sobre problemas sociais presentes no dia a dia das pessoas. No caso desta novela, o problema era tratado a respeito das drogas.

Ela viveu a personagem Camila, que sofria de leucemia, precisava de transplante de medula e faltavam doadores.
A partir desta trama, de Manoel Carlos, o registro nacional de doadores de medula óssea passou de 20 para 900 inscrições por mês. Este aumento ficou conhecido como "Efeito Camila".
Este foi apenas um dos exemplos que a emissora Globo, já se utilizou para mover um grande número de pessoas para ações como: a prevenção e/ou o tratamento de doenças, a doação de orgãos, problemas familiares, problemas com drogas, problemas psicológicos e psico-sociais, entre outras.
Em suma, a Globo, assim como outras emissoras dos canais abertos, transmitem para a população, através das telenovelas, informação sobre os problemas sociais. Estas ações promovem outras que resultam na ajuda da vida de muitas pessoas da população brasileira.
*Texto baseado na palestra de Márcio Schiavo, diretor da Comunicarte, no Mix de Comunicação promovido pela Universidade Metodista de São Paulo em 27 de outubro de 2009;
*Nas aulas da Prof. Claudia Nociolini Rebechi de Comunicação Organizacional;
E no site: www.telehistoria.com.br/thnews/colunas_integrada.asp ;
Por Debora G. Molina
Postar um comentário