0

Merchandising Social nas telenovelas

on 18:23
Quarta-feira, 4 de outubro de 2009
O Merchandising é uma forma de divulgação de um produto utilizado, hoje em dia, princincipalmente, pelas telenovelas. Diferente da propaganda, que se utiliza dos intervalos comerciais, ou de programas transmitidos na parte da tarde para vender seus produtos, o merchandising é o meio de tentar vender um produto durante os programas de televisão.

As personagens, das novelas, utilizam-se de momentos da cena, para relacionar a situação a que estão envolvidas com o produto que irão mostrar. Desta forma, elas atrelam suas imagens a esses produtos, mostrando que são de boa qualidade e que funcionam perfeitamente.

Existe também outro tipo de merchandising, que é o Merchandising Social. Este, que teve início em 2001 com a novela "O Clone" da Rede Globo tem como principal objetivo informar a população sobre problemas sociais presentes no dia a dia das pessoas. No caso desta novela, o problema era tratado a respeito das drogas.

Um exemplo que ficou conhecido nacionalmente, foi o caso vivido pela atriz Carolina Dieckmann na novela "Laços de Família" da TV Globo.

Ela viveu a personagem Camila, que sofria de leucemia, precisava de transplante de medula e faltavam doadores.
A partir desta trama, de Manoel Carlos, o registro nacional de doadores de medula óssea passou de 20 para 900 inscrições por mês. Este aumento ficou conhecido como "Efeito Camila".

Este foi apenas um dos exemplos que a emissora Globo, já se utilizou para mover um grande número de pessoas para ações como: a prevenção e/ou o tratamento de doenças, a doação de orgãos, problemas familiares, problemas com drogas, problemas psicológicos e psico-sociais, entre outras.

Em suma, a Globo, assim como outras emissoras dos canais abertos, transmitem para a população, através das telenovelas, informação sobre os problemas sociais. Estas ações promovem outras que resultam na ajuda da vida de muitas pessoas da população brasileira.
*Texto baseado na palestra de Márcio Schiavo, diretor da Comunicarte, no Mix de Comunicação promovido pela Universidade Metodista de São Paulo em 27 de outubro de 2009;
*Nas aulas da Prof. Claudia Nociolini Rebechi de Comunicação Organizacional;
Por Debora G. Molina


0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Target Comunicação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.