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Projeto Integrado junto a Associação Palavra Viva

on 14:20
Sábado, 31 de outubro de 2009
Para desenvolvimento do projeto Integrado, realizamos duas entrevistas na Integra com o professor João Evangelista Teixeira e Zilda da Guia Godke Molina, com objetivo de saber a opinião do público leigo, e a opinião de quem já conhece o projeto um dia pela Paz, realizado pela Associação Palavra Viva. Com o resultado dessa entrevista iremos desenvolver um folder institucional o qual serão avaliadas a criatividade e fluidez do texto.

Estamos trabalhando com a elaboração de uma pesquisa cujo tema é Violência nas Escolas. Nosso objetivo é analisar os principais fatores que influenciam no aumento dos índices de violência nas escolas e conscientizar as pessoas a respeito de um assunto polemico. Trabalharemos com uma pesquisa qualitativa que será aplicada durante um evento para os professores da rede pública do Estado de São Paulo.


Nossa hipótese é baseada nos índices de violência que ocorrem nas escolas, no meio familiar e social. Iremos avaliar os fatores que influenciam no aumento dos índices de violência nas escolas e identificar como e quais ferramentas poderão ser utilizadas no combate a violência.




Por Simone da Conceição Duarte.

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Educomunicação: reinventando a empresa atual

on 14:47
Sexta-feira, 30 de outubro de 2009
A Educomunicação é uma área de atuação que visa contribuir para a formação de um sujeito crítico, com capacidade de análise, inserido no grupo ao qual pertence e ativo na sociedade. Essa junção entre o " comunicar" e o " educar" deve ser sempre uma preocupação do profissional da área de Comunicação, sobretudo no âmbito empresarial.

Vivemos em uma fase de grandes tranformações nas empresas; a competitividade é cada dia maior e a busca por um lugar de destaque no mercado é a mola propulsora para a maioria das organizações. Para que tais objetivos sejam alcançados, as instituições não podem fechar os olhos para suas células principais, para os responsáveis pela produção e pelo alcance de suas metas. Funcionários e colaboradores devem ser aproveitados e a eles deve ser dada a oportunidade de desenvolvimento e de tornarem-se agentes ativos e responsáveis de projetos comuns.

O objetivo da Educomunicação Empresarial pode ser resumido em alguns pontos chave:

*Construir uma identidade corporativa que tenha bases sólidas e verdadeiras.

*Aplicar políticas constantes que visem o aperfeiçoamento da equipe e programas educação para o desenvolvimento intelectual e profissional do colaborador;

*Integrar os diversos setores da empresa, através do uso das ferramentas disponíveis e, se necessário, implantar de novos meios que eliminem as barreiras comunicacionais;

*Romper as barreiras pragmáticas das relações de trabalho ( resultados ) e entender o indivíduo também no campo de suas realizações pessoais.

Deve - se ter muita cautela, entretanto, para que não haja um desencontro entre o discurso e a prática. A educomunicação é, sobretudo, um processo de construção de um indivíduo analítico, pensante e o conceito obsoleto da relação de subordinação empresa - empregado precisa ser deixado de lado.
O grande desafio está em transformar tais empresas em um ambiente participativo e criativo e ter a possibilidade de mensurar os ganhos econômico - sociais da organização.

Veja mais sobre Educomunicação e Educomunicação Empresarial em:


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Concepção de Responsabilidade Social

on 11:53
Quinta-feira, 29 de outubro de 2009
É interessante notar que atualmente é difícil ver uma empresa que não invista em um plano estrategicamente de responsabilidade social.
Acredito que as grandes corporações devem caminhar firmemente para praticar esse modelo e, num futuro não muito distante, vejo médias e pequenas organizações o assimilarem.
As empresas nos EUA foram pioneiras em prestar conta ao público de suas ações sociais, advindo, daí, a idéia de balanço social. Entretanto, foi a França, a primeira nação a tornar obrigatória a prestação de contas dos investimentos sociais das empresa, com número de funcionários acima de 300 funcionários.
Dessa forma, estava plantada a semente de entrada das empresas no universo de co-partícipe da responsabilidade social.
No Brasil, o reconhecimento da função social das empresas culminou com a criação da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE) na década de 70, aliada ao enfraquecimento do Estado do Bem-Estar Social.
Contudo, a concepção do conceito de responsabilidade social somente ganhou espaço no final da década de 80, consolidando-se nos últimos anos, de 1990 a 2003. Dentre os fatores influenciadores, destacam-se: a) a reorganização do capital, que muda o cenário econômico, tendo como pilar a competitividade mundial, regional e local, exigindo um perfil para a indústria e os trabalhadores;b) aumento das condições de pobreza e da degradação ambiental, que culminou com os movimentos impactantes da ECO;c) o fortalecimento dos movimentos sociais;d) as profundas transformações do mundo contemporâneo, provocando a incerteza e a instabilidade como fatores ameaçadores à sobrevivência das organizações empresariais, ao mesmo tempo em que fortalece a valorização do conhecimento e do progresso;e) a insuficiência do papel do Estado, implicando nas graves críticas às políticas públicas, marcadas pelo assistencialismo, a insuficiências dos recursos, a privatização dos serviços sociais;f) o crescimento da violência urbana, dentre outros.
O conceito de responsabilidade social está em construção, requer mudanças culturais, em que empresas e parceiros busquem um processo conjunto, sem prejuízo de uns e com resultados de outros.
Um projeto de responsabilidade social só traz conseqüências positivas para a sociedade, e para a empresa, se for realizado de forma legítima. Um programa de responsabilidade social empresarial pode desenvolver atividades criativas, tais como: incorporação dos conceitos de responsabilidade social à missão da empresa, divulgação desses conceitos entre os funcionários e prestadores de serviço, estabelecimento de princípios ambientalistas como uso de materiais reciclados e a promoção da diversidade no local de trabalho.

Fonte:
www.educador.brasilescola.com/politica-educacional/a-responsabilidade-social-empresarial
allegrobgblog.wordpress.com/2008/07/03/elegancia-empresarial/

Por Marcelly Gomes da Rocha


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XII Congresso Metodista - Relações Públicas

on 23:40
Quarta-feira, 28 de outubro de 2009
A partir da apresentação da agência linus do trabalho do 4° semestre de Relações Públicas no XII Congresso da Metodista, pude fazer uma análise dos pontos positivos aplicados por eles no projeto integrado do semestre passado para a empresa Sarro Trajes Corporativos.

O primeiro ponto importante é a escolha da organização, que para a realização da aplicação da comunicação na organização, foi excelente, pois com os resultados obtidos por eles, pode-se observar a real aplicação da comunicação na empresa.

A Sarro Trajes Corporativos é uma empresa de confecção de uniformes para outras organizações e seu conceito está atrelado ao diferencial, ou seja, modelos padronizados e exclusivos.Ela atende clientes como: PizzaHut, Unibanco, FAST, SPOLETO, Unimed, Gol, entre outros.

Antes do trabalho realizado pelos alunos do 4° semestre de Relações Públicas, a Sarro, tinha um site "pobre" de informações e com pouco conteúdo ilustrativo. A partir das sugestões dadas pela agência linus de RP, a Sarro Trajes Corporativos passou a ter um site mais dinâmico e com mais informações sobre sua empresa, levando em conta sua missão, visão, valores e quem são.

Além disso, a agência experimental realizou também, em conjunto com a Sarro, um evento pra que houvesse uma maior aproximação entre seus clientes e a empresa, tornando suas relações mais estreitas e havendo uma maior fidelização de compromisso.

Este evento contou com três etapas: o pré-evento, o evento e o pós-evento.
O pré-evento eram, em resumo, as melhorias que seriam feitas no site e o envio dos convites para os participantes, os clientes.
O evento contava com palestras, um desfile, depoimentos e uma recepção com a distribuição de folder e de uma pesquisa para que fosse entregue no final do evento.
E o pós-evento, a análise dos dados da pesquisa realizada, para saber se os dados foram positivos com a realização do evento.

Em suma, o projeto apresentado por eles (agência linus), foi excelente, além de trazerem para "nós", como estudantes de Relações Públicas, e mais expecificamente de Comunicação Organizacional, um exemplo muito bom de projeto a ser seguido e uma ótima aplicação dos dados obtidos com a pesquisa e, e claro, com todo o conhecimento adquirido em sala.

*Texto baseado na apresentação do projeto integrado do 4° semestre de Relações Públicas no XII Congresso da Metodista da agência linus


Fonte da imagem: http://www.sarrotrajes.com.br/images/logo_sarro.jpg

Por Debora Godke Molina


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Exoneração do Relações Públicas da PM - Oderlei Santos

on 23:47
Terça-feira, 27 de outubro de 2009

(major Oderlei Santos)


Semana passada, o coordenador do grupo AfroReggae (grupo dedicado à levar cidadania aos jovens carentes), Evandro João da Silva, foi assassinado em decorrência de um assalto no centro do Rio de Janeiro. Ao buscarem por maiores informações sobre o crime, a polícia militar teve acesso aos vídeos das câmeras de segurança de alguns prédios próximos ao ocorrido na Rua do Carmo. Ao analisarem essas imagens, se depararam com algo mais grave que um simples assassinato: imagens de uma incrível displicência por parte dos policiais envolvidos.

O porta-voz da PM, Oderlei Santos, até então à frente do setor de Relações Públicas da PM, declarou em entrevista ao Jornal das Dez, da Globo News:

“Os policias militares, que possam ter encorrido em desvio de conduta, nesse momento já estão presos..., isso é o que foi observado, justamente por conta da não prisão de criminosos”

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, nesta última quinta-feira (dia 22.10), pediu a exoneração do major Oderlei Santos do cargo de chefe do setor de Relações Públicas da PM, por ter considerado desrespeitosa as declarações que o porta-voz fez sobre o assassinato, achando que ele atuou como advogado dos policiais ao declarar que tinham cometido apenas um desvio de conduta, não podendo serem chamados de criminosos. Sérgio Cabral afirma: “O porta-voz da PM não pode se comportar como advogado da corporação, isso é um desrespeito à população. Ele não merece ser porta-voz da instituição Polícia Militar”


No dia seguinte, o pedido foi acatado pelo comandante geral da PM, o coronel Mário Sérgio, que fez um pedido de desculpas pelo caso e decretou a exoneração de Oderlei Santos do cargo de Relações Públicas da PM.




* * *

Para aqueles que se interessaram no assunto, fiz um apanhado das notícias e informações que saíram na mídia sobre o ocorrido e descrevi com uma maior riqueza de detalhes a seguir:


Relato do crime minuto-a-minuto:

Segundo o que foi registrado por essas câmeras, os bandidos teríam chego ao local da abordagem à 1h20min, onde roubaram a vítima, lutaram com ele e o deixaram jogado ao chão, quando o atingiram com um tiro e fugiram à pé. Cerca de dois minutos após, são mostrados por uma das câmeras do local, caminhando tranquilamente pela rua, com os pertences roubados da vítima (um par de tênis branco e uma jaqueta vermelha). Neste mesmo instante, a viatura da polícia passa por eles, e o motorista já estava com uma arma empunhada na direção em que os bandidos estavam. Nesse momento, pela câmera da agência bancária (a qual flagrou o assalto), é possível ver quando uma viatura da PM passa pelo corpo de Evandro, indo em direção aos bandidos. Nesse é possível ver Evandro mexendo seu braço esquerdo ao chão, indicando que ainda estaria vivo.


(vista de dentro de um veículo que vai em direção à Rua do Carmo - a rua que aparece à direita da imagem -

o repórter está no local onde Evandro Silva foi atacado)


À 1h24min, outra câmera mostra um policial com os pertences roubados, colocando-os na viatura, e duas outras pessoas ao fundo, porém só vistas pela metade. 3 minutos após, um dos suspeitos aparece caminhando livremente, indo embora.

Enquanto a abordagem dos policiais ocorria (à 1h22min), um grupo de pessoas se aproxima ao corpo de Evandro, entre eles um policial fardado. Entretanto, ninguém presta socorro à vítima.

À 1h30min, um policial aparece caminhando por esta rua, pelo local onde os bandidos foram abordados, e no mesmo instante volta no sentido contrário. Por volta de 4 minutos mais tarde, um Gol da PM passa pelo local onde o corpo de Evandro está, porém sem mais se mexer. A viatura pára, um policial salta dela, mas não se sabe para onde foi, já que a imagem foi cortada.

Depois de 3 minutos (1h37min), uma pessoa aparece mexendo em uma lixeira da rua, próxima ao local da abordagem dos bandidos. Após cerca de 20 minutos mais tarde, um Gol da PM (não se têm a identificação se é ou não o mesmo veículo citado anteriormente) passa de marcha ré pela rua, e 5 minutos depois, duas pessoas aparecem mexendo na mesma lixeira por durante 1 minuto, sendo que uma delas parece estar uniformizada.


O desenrolar da situação:

Foi aberto um inquérito para a investigação do caso, para que se descubra o porquê não foi prestado socorro à vítima – que sem assistência morre no local depois de alguns minutos -, além de por qual motivo os pertences roubados não foram entregues pelos militares à polícia. Esse inquérito foi aberto com um prazo de 40 dias, podendo ser prorrogado por mais 20.

Os dois policias envolvidos (o cabo Marcos de Oliveira Sales e o capitão Denis Leonardo Bizarro, supervisor do policiamento da região naquele dia - foram presos administrativamente – na qual não estão em celas e dormem em alojamentos comuns) na 13º BPM (Praça Tiradentes) na noite de quarta-feira (21/10). Após a expiração do prazo desse tipo de prisão, o comandante do batalhão irá analisar a necessidade deles permanecerem presos ou serem libertados até o fim do processo.

Outros 4 policias estão sendo investigados também por negligência no caso.

Os assaltantes não foram presos, têm-se apenas um retrato falado de um deles, com a ajuda de um dos policias que patrulhavam a área (não tive acesso à informação de qual policial que fez este retrato). Os pertences roubados (a jaqueta e o par de tênis) não foram entregues à polícia, e nenhuma declaração de seu paradeiro foi dada. A arma do crime foi encontrada no domingo em uma lixeira, mas a polícia não divulgou a qual rua a lixeira pertencia.


Declarações de Oderlei Santos:

Em entrevista ao Jornal das Dez, da Globo News, o major Oderlei Santos, Relações Públicas da PM, diz: “Os policias militares, que possam ter encorrido em desvio de conduta, nesse momento já estão presos..., isso é o que foi observado, justamente por conta da não prisão de criminosos”


Em outras entrevistas e declarações, disse:

"Tudo será esclarecido assim que as imagens chegarem ao batalhão. Quando tudo ficar claro, quando prendermos os bandidos, aí sim divulgaremos onde estão os pertences dele e todos os outros detalhes".

"Os nomes dos policiais não foram divulgados apenas por que o inquérito está em andamento e não para proteger A ou B (policiais envolvidos). O inquérito será apurado com muito rigor pelo nosso comandante geral".

"Se comprovada a culpa, o processo vai para a corregedoria da PM e, depois, será montado um conselho disciplinar para decidir sobre a expulsão deles (os policiais). A conduta será avaliada e, por isso, eles já estão presos administrativamente".

"Qualquer pessoa que fosse identificada na Justiça num primeiro momento não seria presa já que não houve flagrante. Somente na esfera militar é possível realizar essa prisão domiciliar. A PM está sendo rigorosa, mas não pode haver abuso".

"Já tivemos exemplos de imagens que mostravam uma coisa e era outra; não quer dizer que seja esse caso".



Fontes:

O Dia Online (do provedor Terra):

http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2009/10/morte_de_coordenador_do_afroreggae_major_diz_que_pms_ainda_nao_podem_ser_chamados_de_criminosos_42089.html

http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2009/10/major_oderlei_santos_e_exonerado_do_cargo_de_relacoes_publicas_da_pm_42330.html

Gazeta Online (do provedor Globo.com):

http://gazetaonline.globo.com/index.php?id=/local/minuto_a_minuto/nacional/materia.php&cd_matia=552004

Último Segundo (do provedor IG)

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/10/23/cabral+exonera+chefe+de+relacoes+publicas+da+pm+8918141.html


Vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=AcxXjBpr3ZQ&NR=1

Imagens:

Retiradas do vídeo citado acima (Print Screen)




Por Tamires Fontana



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Modelos de Relações Públicas

on 16:47
Segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Segundo J.Grunig e Hunt existem quatro modelos que descrevem as práticas e as atividade de Relações Públicas.
O primeiro modelo, de agência de empresa/divulgação procura obter uma publicidade favorável, não se preocupa com o feedback e com a compreensão do receptor.
O segundo modelo, de informação pública, compreende que Relações Públicas somente como disseminação de informações. Trabalhando como jornalistas, “in house”, passando informação e promovendo a imagem positiva através de meios dirigidos de comunicação de massa.
O terceiro modelo “assimétrico de duas mãos” utiliza a pesquisa para compreender a opinião pública e assim fazer com que se comportem como a organização espera. Como é um modelo que sempre busca ter razão ele utiliza a pesquisa cientifica para persuadir com o publico e ter mais argumentos para o convencimento da mesma, porém o público sempre está errado. O ultimo modelo é o “assimétrico de duas mãos”, baseado em negociações e concessões, busca administrar conflitos e manter o bem comum. Este modelo é o que chamamos de modelo utópico, pois como diz Grunig ele se preocupa com ambas necessidades e permite uma negociação de interesses, no qual nenhum sai “perdendo”. E o modelo mais ético de todos o que utiliza pesquisa, se preocupa com o feedback, modelo ideal de transparência e entendimento mútuo. Por isso e um modelo utópico, “bonito na teoria, mas na pratica não funciona”.
Com os modelos de Relações Públicas percebemos porque há uma confusão sobre as atividades da profissão e porque existem práticas mais éticas do que outras.
O modelo explica como um profissional deve pensar ao exercer um papel gerencial estratégico auxiliando no entendimento das práticas e da eficácia de cada descrição.
A tabela abaixo mostra os principais pontos de cada modelo:

Texto baseado no livro Relações Públicas - teoria, contexto e relacionamentos de James E. Grunig, Maria Aparecida Ferrari e Fabio França.

Por
Juliana Chaves

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CLARO - Prêmio Opinião Pública 2006

on 19:00
Domingo, 25 de outubro de 2009


Em 2006 a empresa de telefonia “Claro”, ganhou o prêmio Opinião Pública no quesito "Relações Públicas em Gestão de Crises", através de um plano para gerenciamento de crise.
A empresa estava com alguns problemas que poderiam afetar sua imagem, como: clientes insatisfeitos devido ao mau atendimento no SAC, denuncia feita pelo deputado federal José Eduardo Cardozo (PT/SP) à Comissão de Defesa do Consumidor para avaliação dos serviços de atendimento aos consumidores e o presidente da CPI das Armas levantou suspeita sobre a colaboração das companhias telefônicas com o uso de celulares dentro de presídios.
Foi realizado um manual com procedimentos que devem ser adotados pelos funcionários da Claro, pela empresa Ketchum Estratégia.
Principais objetivos do plano:
“Preparar e implantar o programa de prevenção e gerenciamento de crises”, fazer com que todos os funcionários se dediquem ao plano e ao manual, provar o falso envolvimento da empresa com o uso de celulares nos presídios.
Ações Desenvolvidas:
1) “Plano de Comunicação, Prevenção e Gerenciamento de Crises” – desenvolvida para prever, identificar e prever possíveis problemas.
2) “Ações de Gerenciamento de Crise e Consultoria” - Essa etapa das ações desenvolvidas foi criada para identificar os motivos que levaram o deputado federal denunciar a empresa à Comissão de Defesa do Consumidos (CDC), conhecer quais são os integrantes do CDC e preparar treinamentos para seus executivos.
3) “Treinamento com simulação vivencial do ambiente da Audiência Pública e CPI” – Dois treinamentos foram realizados aos executivos, o primeiro destinado à CPI das Armas e o segundo para a Comissão de defesa do Consumidor.
Resultados:
Após a entrega do Plano de Prevenção e Administração de Crises, os executivos puderam perceber o quanto o trabalho individual de cada um pode interferir no âmbito geral da organização.
A empresa caiu posições no ranking de reclamação dos consumidores em junho de 2005, na CPI das Armas ocorreu um entendimento entre a organização e os deputados, que concluíram que a Claro é uma “empresa com posicionamento seguro em relação aos assuntos debatidos”.
Através dos resultados positivos, a Claro criou um Comitê de Qualidade, para desenvolver soluções práticas para problemas encontrados.
Fonte: Case Claro - Prêmio Opinião Pública 2006 e aulas de Oficina de Relações Públicas ( 1º semestre de 2007) - Professora Cláudia Rebechi
Por Lívia Schoupal Gil Berrocal

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A comunicação midiática e o Sistema Único de Saúde.

on 18:12
Sábado, 24 de outubro de 2009
O artigo escrito pelo Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais explica o que é comunicação midiática e como está inserido dentro do sistema Único de saúde SUS. A comunicação midiática está voltada para compreensão e o relacionamento entre as pessoas, utiliza como aliada componentes estéticos, simbólicos, políticos e sociais, para alcançar a globalidade do fenômeno comunicacional e sua inserção no movimento de construção da vida social.

No caso do SUS se discute a relação entre as redes de comunicação mídiática dentro do sistema Único de saúde e a constituição simbólica das políticas públicas de saúde. Pudemos observar como a mídia interpreta e configura as relações de poder. A comunicação midiática está relacionada com o cotidiano social e nossa sociedade contemporânea. A instantaneidade da informação gerada pelos meios de comunicação podem induzir os comportamentos.

Os escândalos e as noticias de morte nas filas de atendimento pelo SUS passam a determinar as mensagens geradas pelas mídias sobre o papel do Estado em relação à sociedade. A mídia jornalística trata as noticias da área de saúde de maneira crítica, opinativa e polêmica, de forma que impede a mídia a demonstrar o verdadeiro interesse entre setor público e privado. Pelo campo midiático, o privado também não escapa de críticas, é o caso da falsificação de medicamentos. A mídia apresenta uma cobertura convergente em assuntos que fazem parte de uma dimensão consensual, presente no imaginário social sobre a saúde.

Enquanto política pública, o SUS, deve percorrer um caminho árduo para construção de uma outra imagem que possibilite a participação da sociedade e crie melhores condições para todo o sistema.
Fonte:
Por Simone da Conceição Duarte

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Comunicação estratégica : um exemplo de sucesso.

on 13:32
Sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Boas estratégias de comunicação interna e externa, investimento na gestão e capacitação de pessoal e políticas de valorização do capital humano são a receita para uma empresa alcançar o sucesso... fácil não? Utopia?

Sabemos da importância de todos estes quesitos dentro de uma organização, embora nem todo profissional de Relações Públicas tenha chances de desenvolvê-los, seja por descaso da empresa, seja por falta de recursos ou até mesmo por falta de conhecimento. O fato é que tais ações fazem sim a diferença no clima organizacional, que é refletido diretamente na produção de lucro.

O escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga advogados, um dos maiores do segmento em toda a América Latina, com sede em São Paulo e filiais no Rio de Janeiro, Brasilia, Campinas e Nova York, percebeu a importância da área de Comunicação em seus negócios e conta hoje com uma Diretoria de Gente, que alinhada ao Comitê Diretivo do escritório, participa das principais decisões da empresa.

Marisa Daumichen, Diretora de Gente do Mattos Filho, afirma que a área de comunicação é o ponto forte da gestão de pessoas: "A questão principal é a clareza nas regras, que estão todas dispostas em nossa intranet, além de discussões permanentes para programas como PPR [ Programa de Participação nos Lucros da Empresa ] , ações de voluntariado e incentivo à continuidade da formação de nossos profissionais". São mais de 600 colaboradores beneficiados com a política Mattos Filho, que promove o desenvolvimento pessoal e profissional de seus funcionários através de programas de ajuda de custo para cursos de idiomas, cursos superiores em áreas específicas, congressos e auxílio baby sitter.

A preocupação com o desenvolvimento sustentável também norteia as discussões dentro da Mattos Filho, por isso foi criado um comitê "ECOnsciente" para implantar medidas que visem a preservação do meio ambiente e a reciclagem de papéis, copos plásticos entre outros materiais. Em todos os andares há lixeiras específicas para a coleta seletiva e cartazes de explicação e conscientização aos colaboradores. Além disso, a integração de profissionais com deficiências física e mental, sem que houvesse descaso ou preconceito por parte da equipe, foi um desafio vencido. Há funcionários com tais limitações que ocupam áreas administrativas e operacionais do escritório e que estão completamente integrados aos demais membros das equipes.


Recentemente o escritório também comemorou uma parceria de mais de dez anos com instituições sem fins lucrativos, para as quais prestam serviços jurídicos gratuitos, como o Grupo Meninos do Morumbi, AACD, Ação Solidária Contra o Câncer Infantil ( ASCCI ), entre outros. "A advocacia Pro Bono não é ajuda para amigos, mas um voluntariado desinteressado", afirma Roberto Quiroga Mosquera, sócio diretor do Escritório Mattos Filho Advogados.

Ações como estas geram impactos dentro e fora da empresa. Medidas tomadas em conjunto com a diretoria fazem a área de comunicação ser mais valorizada e ter mais chances de executar projetos bem sucedidos que gerem lucro e reflitam uma boa imagem da organização.


Por Leila Freitas

Visite também:

http://www.mattosfilho.com.br/br/home/index.asp

http://www.analiseadvocacia.com.br/anuario/edicoesanteriores/2007/escritoriosmaisadmirados/index.php

http://revistamelhor.uol.com.br/textos.asp?codigo=12531


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SAP

on 10:19
Quinta-feira, 22 de outubro de 2009


Fundada em 1972, a SAP é líder reconhecida em inovação e crescimento. Atualmente, conta com locais de desenvolvimento e vendas em mais de 50 países em todo mundo.

A meta da SAP é tornar as empresas de todos os portes mais bem administradas. No atual cenário competitivo, as empresas mais bem administradas têm visibilidade de todo o negócio, possibilitando que elas reajam rapidamente com mais eficiência, flexibilidade.

As empresas ao adotarem as soluções SAP, conseguem otimizar o desempenho ganhando agilidade necessária para diminuir a lacuna existente entre estratégia e execução, reduzindo também custos. Os profissionais prestam alto nível de suporte e serviço para ajudar os clientes a obterem o máximo de investimentos em TI e ampliarem o desempenho.

A SAP oferece categorias de parceria para cada área estratégica de negócio e necessidade de cliente, incluindo: educação, serviços, pequenas e médias empresas, software, suporte e tecnologia . A SAP também oferece iniciativas específicas para qualidade de operação e qualidade de implementação. Portanto, não importa qual seja sua área de especialização. Possui também suporte intensivo de apoio na forma de marketing, serviços técnicos, treinamento, vendas e oportunidades de certificações.

Há muito tempo a SAP é reconhecida como líder em iniciativas de sustentabilidade. A empresa trata desse assunto como prioridade estratégica e adota medidas importantes na abordagem dessa questão, tanto com seus clientes quanto em suas próprias operações.

SAP identificou três áreas principais de ação: Foco no engajamento social, Iniciativas de governança corporativa e Metas para redução de carbono.
Importante realçar que depois de analisar seu espaço no ambiente global, a SAP assumiu o compromisso de reduzir em 51% as emissões de CO2 (GHG) até 2020. A estimativa em 2007 foi de 513.000 toneladas.


Veja os resultados de algumas empresas com os projetos desenvolvidos pela SAP.
Vale a pena !
Por Marcelly Gomes da Rocha

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VEJA 40 anos

on 21:50
Quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A VEJA está realizando um projeto para comemorar seus 40 anos com 40 propostas para a contribuição no desenvolvimento do país. "VEJA 40 anos. Indispensável para o país que queremos ser".

A ideia do projeto "40 propostas para o Brasil" é a de que os leitores da revista deêm suas opiniões, sugestões ou ainda, comentem suas experiências sobre os temas abordados, e assim contribuam para que estas propostas sejam publicadas na revista. Além disso, estas ideias serão utilizadas numa outra edição especial, ainda neste ano de 2009, que reunirá todas e depois serão entregues aos principais dirigentes do País.

Este projeto gerou um seminário: "O Brasil que queremos ser", realizado na Fundação Armando Álvares Penteado, a FAAP de São Paulo. Os debates do seminário deram origem aos temas que serão abordados nas 40 propostas, são eles: Educação, Ambiente, Economia, Imprensa, Democracia, Raça, Pobreza e Megacidades.

O seminário teve a presença do editor da VEJA e Presidente da Editora Abril, Roberto Civita que comentou: “Estamos aqui hoje, à luz do dia, principalmente porque nos ocorreu que, em vez de promovermos mais uma festa com discursos relembrando o passado, seria muito mais útil e estimulante passar um dia em companhia das pessoas mais influentes do Brasil debatendo as alternativas para o país que queremos ser.”

Além deste seminário, a revista vem realizando outros encontros em diversas universidades e também abriu seu espaço virtual para o debate entre "especialistas, acadêmicos, universitários e leitores interessados no assunto das 40 propostas", esperando com estas ações receber novas contribuições para este seu planejamento de comunicação.

Em suma, a VEJA pretende que as ideias geradas sejam "o começo de uma discussão racional, suprapartidária e realista a respeito dos entraves que ainda impedem o Brasil de atingir seu potencial pleno de progresso." Além de promover a comunicação entre o público leitor da revista e a mesma, e uma maior divulgação da VEJA e de sua imagem perante o público em geral e os dirigentes do país.

"Participe do futuro do Brasil"
(VEJA 40 anos)
e na Revista VEJA
Por Debora G. Molina

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Reflexos de uma União

on 22:51
Terça-feira, 20 de outubro de 2009
Resolvi postar hoje sobre algo que estou vivenciando. Então não será nenhum texto com tanta base teórica como os que eu vinha postando até então, entretanto trata-se de um assunto também pertinente ao blog em questão.
Trabalho em uma empresa de pesquisa de mercado, que recentemente foi adquirida por uma organização multinacional do mesmo setor. O que eu presencio é um choque entre a união de duas empresas com estruturas totalmente diferentes. Com o pequeno conhecimento que tive até então sobre as mais diversas vertentes que abrangem o ato de se comunicar e se relacionar, consigo analisar na prática os temas abordados em sala de aula, identificando aspectos relacionados ao controle/gerenciamento de situações.

Trata-se de duas empresas completamente distintas, sobretudo em relação ao aspecto estrutural de cada instituição, pois a antiga empresa (a que foi adquirida) trabalhava em sua grande maioria com funcionários fixos (com carteira assinada) e com alguns freelancers (trabalhador sem vínculo empregatício),
enquanto que a nova empresa trabalha de forma inversa, fazendo uso em sua grande maioria de funcionários freelancers, com pouquíssimos (ou quase inexistentes) funcionários de carteira assinada – isso falando da área de pesquisa das duas empresas.

É claro que isso gerou um choque para ambas as empresas, onde uma terá que se adequar à maneira de trabalhar da outra. Nessa situação identifico aspectos relacionados à rede de boatos, ruído nas informações transmitidas, dificuldade dos dirigentes em passar as informações certas da melhor forma possível sem que se gere maus entendimentos, distorções e boatos a respeito de novas imposições desta nova cúpula que nos dirige agora.

Não cabe aqui, falarmos muitos detalhes sobre as estruturas de ambas as empresas, ou então sobre os aspectos positivos e negativos que detecto no gerenciamento administrativo, organizacional e comunicacional desta união. Este foi um post bem simplista sobre uma experiência individual, mas que achei significativo colocar em pauta, afim de chamar a atenção dos demais sobre as possíveis situações que cada um pode estar vivendo em sua rotina de trabalho, para que comecem a analisar as situações de forma diferente, tentando identificar e ressaltar na prática vivida, toda a teoria aprendida em sala de aula.

É muito motivador identificar em nosso dia-a-dia, aspectos positivos e negativos de uma situação, com a qual teremos que lidar, ou melhor, que teremos que comandar, da melhor forma possível, daqui a pouco tempo em nossas profissões. Fiquem atentos!!


* imagem 1 (à direita): Corbis

* imagem 2 (à esquerda): recortada da capa do filme Anger Management, lançado em 2003.



Por Tamires Fontana




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Trabalhando para o Google

on 12:40
Segunda-feira, 19 de outubro de 2009
A empresa Google está dentre as melhores empresas para se trabalhar no mundo, comunidades e sites relacionados a trabalhar na empresa, “eu quero trabalhar no Google”, geram uma curiosidade de quem procura saber mais sobre a empresa, porque toda essa vontade de trabalhar para o Google?
Comecei a pesquisar e descobri que o que Google oferece não é só um emprego, mas um estilo de vida, tendo uma filosofia de estimulo fazendo com que seu funcionário queira passar maior parte de seu tempo dentro da empresa, dando para ele benefícios, liberdade e mordomias inovadoras, colocando-o como se fossem seus clientes em primeiro lugar, assim adquirindo um serviço personalizado para seu cliente externo.
Google acredita que se tem um funcionário estimulado e bem treinado ele escala montanhas de tarefas “sem reclamar”, Eric Schmidt, CEO do Google disse “O objetivo é tirar tudo o que entra no caminho dos funcionários. Nós oferecemos um pacote padrão de benefícios adicionais, mas, além disso, estão refeitórios de primeira classe, academias de ginástica, serviços de lavanderia, salas de massagem, corte de cabelo, lavagem de carros, lavagem a seco, ônibus – praticamente tudo que um engenheiro que trabalha duro pode querer. Encaremos os fatos: os programadores querem programar, não querem levar a roupa na lavanderia. Assim nós facilitamos tudo para que eles façam as duas coisas.”
A forma de pensar da empresa só vem crescendo e trazendo “seguidores”, o Google recebe mais de 3 mil currículos por dia, o estilo de “vida” atraem o desejo de trabalhar na empresa, é obvio que para fazer parte desse modo de vida eles exigem alguns quesitos e o principal é gostar de desafios.
Não é a toa que o Google é considerada uma das melhores empresas do mundo para se trabalhar, sua postura flexível acaba tornando seu trabalho muito mais produtivo para a empresa.
O Google teve uma grande postura de cultura coorporativa, fazendo que se torne possível seus funcionários não terem só um bom emprego, mas um excelente estilo de vida.
Todas as empresas deveriam adquirir essa postura, pensar que seus funcionários são pessoas e que investir em pessoas traz resultados, tornando o trabalho mais rentável.
Assista o vídeo para entender o "estilo de vida" da Google:


Imgem retirada do site: http://www.google.com.br/
Vídeo retidado do site: http://www.youtube.com.br/

Por Juliana Chaves


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A trajetória da Comunicação Empresarial no Brasil

on 10:39
Domingo, 18 de outubro de 2009
Hoje a comunicação organização é tida como parte importante e essencial de uma organização para que ela interaja e se integre com seus públicos. Mas nem sempre foi assim.
Antes da década de 70 as empresas não possuíam um departamento de comunicação integrado, se importavam apenas com a propaganda e a publicidade. Em 1967 foi fundada a Aberje, por editores de jornais e revistas empresariais. Foi também o início dos cursos de comunicação no Brasil.
A década de 70 foi marcada pela “implantação de uma cultura de comunicação nas empresas”. As empresas começam a enxergar a importância da comunicação entre elas e seus públicos estratégicos.
Com a redemocratização política no Brasil (o fim da ditadura militar), os anos 80 foram importantes pois as empresas passam a perceber que a comunicação deve ser planejada. Em 1985 a Rodhia elaborou uma Política de Comunicação Social para a “abertura de suas portas”. Essa inovação marcou a Comunicação Organizacional brasileira, pois foi a primeira empresa que mostrou na prática esse novo conceito. Esse case foi considerado o primeiro bem-sucedido, transparente e com total compromisso.
A partir de 1990, “o conceito de Comunicação Empresarial se refinou: ela passou a ser estratégica para as organizações (...). Deixou de ser um mero conjunto de atividades, desenvolvidas de maneira fragmentada, para constituir-se em um processo integrado que orienta o relacionamento da empresa ou entidade com todos os seus públicos de interesse”. Esse novo perfil de comunicação passou a ser previamente planejado e recrutar profissionais capacitados para exercê-la.

Fonte: Aulas de Comunicação Organizacional - Professora Cláudia Rebechi

Livro: Comunicação Empresarial: Teoria e Pesquisa. Wilson da Costa Bueno. Editora Manole. Ano 2002. (Capítulo 1: Comunicação Empresarial na Sociedade da Informação: Tendências e Desafios).

Por Lívia Schoupal Gil Berrocal




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A Comunicação interna na recepção do Parthenon Royal BrooKlin, Flat da Rede Accor.

on 13:54
Sábado, 17 de outubro de 2009
O trabalho de monografia feito por Liliam Cristina Melo Sampaio aluna da CEFET -BA, ressalta a importância do marketing interno e da ferramenta do endomarketing, utilizada para analisar o processo de comunicação interna de um Flat pertencente ao Grupo Accor. Liliam partiu do pressuposto que mesmo sendo um Hotel de uma rede conhecida poderia apresentar falhas no processo de comunicação interna.

As organizações têm demonstrado preocupação com o ambiente corporativo, buscam integração no ambiente interno e também com seu público externo. O marketing interno e o endomarketing são ferramentas utilizadas para promover a motivação das pessoas por seu trabalho. Sabemos que funcionários motivados são mais comprometidos e por consequência terá mais produtividade, refletindo na qualidade dos produtos e nos ganhos da empresa. Segundo Kotler (1998) a coordenação do marketing interno deve estar ligada a área de marketing da organização.


Foi realizada uma pesquisa direcionada a recepção do Hotel, que ressalta a importância de comunicação com os demais setores. Também identificaram, que não havia um departamento de comunicação interna e que os funcionários eram alertados verbalmente quando necessário. Percebeu-se que o gerente não conseguia visualizar a importância do processo comunicativo, e que culpava os funcionários pela falta de interesse, com isso as informações não fluíam. A falta de comprometimento pode ter sido proveniente da desmotivação ou grau de insatisfação por parte dos colaboradores.


Na maioria das vezes não percebemos como problemas de ordem pessoal podem gerar contrapempos para a empresa, sendo a comunicação um fator importantíssimo para o bom relacionamento das pessoas e o trabalho em equipe.


http://www.scielo.org/cgi-bin/wxis.exe/applications/scielo-org/iah/


Por Simone da Conceição Duarte


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