0

Reflexos de uma União

on 22:51
Terça-feira, 20 de outubro de 2009
Resolvi postar hoje sobre algo que estou vivenciando. Então não será nenhum texto com tanta base teórica como os que eu vinha postando até então, entretanto trata-se de um assunto também pertinente ao blog em questão.
Trabalho em uma empresa de pesquisa de mercado, que recentemente foi adquirida por uma organização multinacional do mesmo setor. O que eu presencio é um choque entre a união de duas empresas com estruturas totalmente diferentes. Com o pequeno conhecimento que tive até então sobre as mais diversas vertentes que abrangem o ato de se comunicar e se relacionar, consigo analisar na prática os temas abordados em sala de aula, identificando aspectos relacionados ao controle/gerenciamento de situações.

Trata-se de duas empresas completamente distintas, sobretudo em relação ao aspecto estrutural de cada instituição, pois a antiga empresa (a que foi adquirida) trabalhava em sua grande maioria com funcionários fixos (com carteira assinada) e com alguns freelancers (trabalhador sem vínculo empregatício),
enquanto que a nova empresa trabalha de forma inversa, fazendo uso em sua grande maioria de funcionários freelancers, com pouquíssimos (ou quase inexistentes) funcionários de carteira assinada – isso falando da área de pesquisa das duas empresas.

É claro que isso gerou um choque para ambas as empresas, onde uma terá que se adequar à maneira de trabalhar da outra. Nessa situação identifico aspectos relacionados à rede de boatos, ruído nas informações transmitidas, dificuldade dos dirigentes em passar as informações certas da melhor forma possível sem que se gere maus entendimentos, distorções e boatos a respeito de novas imposições desta nova cúpula que nos dirige agora.

Não cabe aqui, falarmos muitos detalhes sobre as estruturas de ambas as empresas, ou então sobre os aspectos positivos e negativos que detecto no gerenciamento administrativo, organizacional e comunicacional desta união. Este foi um post bem simplista sobre uma experiência individual, mas que achei significativo colocar em pauta, afim de chamar a atenção dos demais sobre as possíveis situações que cada um pode estar vivendo em sua rotina de trabalho, para que comecem a analisar as situações de forma diferente, tentando identificar e ressaltar na prática vivida, toda a teoria aprendida em sala de aula.

É muito motivador identificar em nosso dia-a-dia, aspectos positivos e negativos de uma situação, com a qual teremos que lidar, ou melhor, que teremos que comandar, da melhor forma possível, daqui a pouco tempo em nossas profissões. Fiquem atentos!!


* imagem 1 (à direita): Corbis

* imagem 2 (à esquerda): recortada da capa do filme Anger Management, lançado em 2003.



Por Tamires Fontana




0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Target Comunicação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.