0

Ética

on 19:46
Domingo, 1° de novembro de 2009
Anualmente a Universidade Metodista de São Paulo realiza o Congresso Metodista. Este ano juntamente ao XII Congresso, um Mix de Comunicação foi apresentado. No dia 29/10 assisti à palestra “A ética nas ruas, a ética na mídia” ministrada por Marco Antonio Rossi (diretor da Mega Brasil Comunicação) e por Sandrine Lage (jornalista e autora do livro “O poder de (in)formar”).
Primeiramente, Marco Rossi designou a palavra “ética” como “o que é que é bom para o indivíduo, é automaticamente bom para a sociedade”, e explicou que a população tem se deparado com uma maior exposição pessoal perante o mundo, um aumento da velocidade em que as informações se dissipam e uma maior postura antiética na hora de dissipar tais informações. É nessa hora que devemos adotar de forma cotidiana uma postura ética, refletindo sempre antes de agir: “E se fosse comigo?” e “É isso que quero pra mim?”.
Sandrine mostrou que a ética deve caminhar em conjunto com a sustentabilidade. Um bom exemplo disso é que o aquecimento global não estaria acontecendo, caso a sociedade fosse ética (economizando água e energia, reciclando lixo, comendo em menor quantidade carnes...).
Considerei importante para nós, estudantes de comunicação, refletirmos sobre duas frases citadas durante a palestra:
“Quanto mais ética for a sociedade, mais éticos serão os seus meios de difusão da informação.”
“Não pode haver democracia sem informar os cidadãos. Não pode haver cidadãos informados sem qualidade de notícias na mídia.”



Por Lívia Schoupal Gil Berrocal

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Target Comunicação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.