0
Evolução da Comunicação Organizacional
on
12:12
Sábado, 14 novembro de 2009
Torquato do Rego, Francisco Gaudêncio. Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thom son Learning, 2002.
Drucker, Peter Administração em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Pioneira, 1999.
Segundo Torquato do Rego (2002) o desenvolvimento da comunicação organizacional coincide com a industrialização e o próprio crescimento econômico do Pais. Nas décadas de 60 e 70 destacam-se ênfases no produto. A partir da década de 80 as organizações têm uma preocupação voltada para imagem das organizações. Já na década de 90 até atualidade a comunicação organizacional adquire um caráter estratégico.
Comunicação Organizacional (ontem)
- Foco nos instrumentos de comunicação.
- Poucos investimentos na área comunicação vista como despesa.
- Nenhuma ou pouca concorrência.
- Consumidor dispondo de poucos instrumentos para desefa de seus interesses.
- Comunicação fragmentada, isolada.
- Valorização da Comunicação com o público externo.
Comunicação Organizacional (hoje)
- Visão mais ampla e estratégica.
- Perspectivas de ampliação nos investimentos na medida em que a comunicação é percebida como essencial.
- Mercado altamente competitivo.
- Consumidor pleno de seus direitos.
- Comunicação integrada.
- Comunicação cm todos públicos estratégicos ( stakeholders)
Com tudo o papel da comunicação organizacional tem um sentido de promover a coesão interna em torno dos valores e da missão da empresa, aumentando a visibilidade pública da organização num cenário globalizado, sem esquecer da comunicação interna que tem o papel de desenvolver ações que fortalecerá a imagem institucional, e as relações com imprensa, governo etc.
Comunicação Organizacional (ontem)
- Foco nos instrumentos de comunicação.
- Poucos investimentos na área comunicação vista como despesa.
- Nenhuma ou pouca concorrência.
- Consumidor dispondo de poucos instrumentos para desefa de seus interesses.
- Comunicação fragmentada, isolada.
- Valorização da Comunicação com o público externo.
Comunicação Organizacional (hoje)
- Visão mais ampla e estratégica.
- Perspectivas de ampliação nos investimentos na medida em que a comunicação é percebida como essencial.
- Mercado altamente competitivo.
- Consumidor pleno de seus direitos.
- Comunicação integrada.
- Comunicação cm todos públicos estratégicos ( stakeholders)
Com tudo o papel da comunicação organizacional tem um sentido de promover a coesão interna em torno dos valores e da missão da empresa, aumentando a visibilidade pública da organização num cenário globalizado, sem esquecer da comunicação interna que tem o papel de desenvolver ações que fortalecerá a imagem institucional, e as relações com imprensa, governo etc.
Torquato do Rego, Francisco Gaudêncio. Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thom son Learning, 2002.
Drucker, Peter Administração em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Pioneira, 1999.
Por: Simone da Conceição Duarte.
Postar um comentário