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Blogs coorporativos Tendência ou Modismo?

on 21:03
Segunda-feira, 28 de setembro de 2009
O livro Blogs corporativos Tendência ou Modismo? Mostra a força que os blogs corporativos têm, ajuda a entender melhor esse poder, o poder viral.

Carolina Frazon Terra, a autora do livro, mostra uma pesquisa feita com oito executivos que mantém blogs corporativos, acreditando que esse é melhor meio de entrar em contato com os internautas, fazendo com que eles fiquem interados dos negócios e dêem sugestões assim criando um canal interativo, possibilitando ao internauta uma troca de idéias com a organização.

O livro nos chama a atenção da capacidade da participação de consumidores na sociedade e na opinião pública, que esta cada vez mais presente. Apresenta o poder que essa mídia digital tem de influenciar através deste, assim destruindo ou crescendo a imagem de uma organização.

A autora acredita que essa é uma mídia de Comunicação bidirecional, assim como o twitter, orkut entre outras que estão nesse meio, são canais interativos com o “mundo digital” possibilitando essa comunicação bidirecional que ela cita, porém correndo os riscos que esta manipulação traz.

Sem dar sua opinião, se é tendência ou modismo, Carolina direciona seu livro mostrando que é só mais uma ferramenta de comunicação digital, que esta aí para ser utilizada da melhor, ou da pior maneira, basta direciona-la a nosso favor.

Chamando a atenção das empresas para esse “mundo digital”, e como utilizar isso em beneficio delas, Carolina nos questiona Blogs corporativos é Tendência ou Modismo?

Fonte: TERRA, Franzon Carolina. Blogs corporativos tendência ou modismo?. Difusão editora. São Paulo, 2008.
Por Juliana Chaves

2 Comments


Pena que boa parte do mercado ainda não vêem essas novas ferramentas como aliadas. Muitas acham que são apenas sites para a mulecada. Vale a pena ver o twitter da saraiva, esta sim esta sabendo usar essa interatividade com o público.


A Carol é imparcial mesmo no livro, ela acho que as organizações tem muito o que mudar, para mim é uma tendência, acredito que daqui alguns anos as grandes empresas não terão que se especializar com o bom atendimento no call center, mas também mas mídias.

Saiu uma matéria no jornal Valor Econômico em agosto que a PepsiCO deixou o twitter e recebeu mais de 1.000 emails de reclamações, pois os seguidores preferem conversar por lá e não por telefone.

Está muito bacana o blog de vocês.

Abraços,
Cibele

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