1
A Comunicação interna na recepção do Parthenon Royal BrooKlin, Flat da Rede Accor.
on
13:54
Sábado, 17 de outubro de 2009
O trabalho de monografia feito por Liliam Cristina Melo Sampaio aluna da CEFET -BA, ressalta a importância do marketing interno e da ferramenta do endomarketing, utilizada para analisar o processo de comunicação interna de um Flat pertencente ao Grupo Accor. Liliam partiu do pressuposto que mesmo sendo um Hotel de uma rede conhecida poderia apresentar falhas no processo de comunicação interna.
As organizações têm demonstrado preocupação com o ambiente corporativo, buscam integração no ambiente interno e também com seu público externo. O marketing interno e o endomarketing são ferramentas utilizadas para promover a motivação das pessoas por seu trabalho. Sabemos que funcionários motivados são mais comprometidos e por consequência terá mais produtividade, refletindo na qualidade dos produtos e nos ganhos da empresa. Segundo Kotler (1998) a coordenação do marketing interno deve estar ligada a área de marketing da organização.
Foi realizada uma pesquisa direcionada a recepção do Hotel, que ressalta a importância de comunicação com os demais setores. Também identificaram, que não havia um departamento de comunicação interna e que os funcionários eram alertados verbalmente quando necessário. Percebeu-se que o gerente não conseguia visualizar a importância do processo comunicativo, e que culpava os funcionários pela falta de interesse, com isso as informações não fluíam. A falta de comprometimento pode ter sido proveniente da desmotivação ou grau de insatisfação por parte dos colaboradores.
Na maioria das vezes não percebemos como problemas de ordem pessoal podem gerar contrapempos para a empresa, sendo a comunicação um fator importantíssimo para o bom relacionamento das pessoas e o trabalho em equipe.
http://www.scielo.org/cgi-bin/wxis.exe/applications/scielo-org/iah/
Por Simone da Conceição Duarte