0

Clima Organizacional

on 23:53
Terça-feira, 6 de outubro de 2009
De forma simples, clima organizacional é a resposta às ações e diretrizes que a empresa toma. É o comportamento, as reações e atitudes do público interno de uma organização, em resposta àquilo que este vivencia quanto ao seu ambiente de trabalho ou em relação a empresa com a qual está vinculado. Algo simples, mas que muitas vezes não recebe o devido valor e atenção por parte dos dirigentes das organizações.

É através de pesquisas de clima organizacional, que podemos detectar possíveis falhas da organização, como em sua estruturação, na hierarquia de poder/liderança e na comunicação de uma forma geral. É desta forma que sabemos onde estamos acertando e onde estamos errando na gestão de uma empresa. Com estes resultados e análises, conseguimos traçar planos estratégicos mais bem elaborados e adequados aos princípios da organização e aos problemas que esta vivencia.

Na maioria dos casos, os problemas estão atrelados a falhas na liderança, na maneira como este profissional gera sua equipe. Segundo Alvaro Mello, de uma empresa de consultoria em desenvolvimento de pessoas, especializada em pesquisas organizacionais¹: “(...) os líderes são responsáveis por pelo menos 70% da satisfação do colaborador com sua empresa e que gente satisfeita com a empresa onde trabalha, é mais feliz, produtiva, comprometida e lucrativa, seja um lucro financeiro, social ou humano.


Fonte da imagem: iStock

¹ empresa citada: Carvalho & Mello Consultoria (http://www.carvalhoemello.com.br/)


Por Tamires Fontana


0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Target Comunicação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.