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Nossa polícia está mudando

on 20:54
Sábado, 05 de dezembro de 2009


Apesar de ser símbolo de ineficiência no Brasil, a policia dos Estados de São Paulo e Minas Gerais vem investindo em treinamentos, tecnologia e modernos métodos de gestão. Podemos citar o exemplo do Coronel Renato de Souza da policia Militar de Minas Gerais, que atualmente está ascendendo na hierarquia de segurança. Cursou mestrado em Administração Pública, Especialização em Gestão de Crises pela academia de policia do FBI na Virginia (EUA), além de Gestão de Empresas. Souza como é conhecido ocupa cargo de comando dentro da Policia e é prova de que os Governos estão mudando sua gestão e desenvolvendo ações para melhoria da segurança pública.

Segundo o economista da Universidade de Chicago Gary Becker “É um mito criado por intelectuais a idéia de que é impossível combater o crime porque ele é fortemente relacionado com a pobreza e só pode ser reduzido com drásticas reformas sociais”.

A melhoria na eficiência da gestão que vem ocorrendo nos Estados de São Paulo e Minas Gerais são devidas ao novo sistema implantado que integra as informações criminais ao sistema (Infocrim) que registra a localização de ocorrências no mapa. Também integrou os departamentos que despacham os carros e os helicópteros ao que atende aos chamados de emergência da população. Após essas ações a taxa de homicídios na Capital foi reduzida em 79%.


Quer ler mais sobre as ações e estratégias que nossa Policia está utilizando? Leia a revista Veja edição 2141, 02/12/2009 pg 154 a 166.



Por Simone da Conceição Duarte

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COP-15 e os impactos em nosso cotidiano

Sexta-feira, 04 de dezembro de 2009
Acontecerá nos dias 7 a 18 de dezembro, na cidade de Copenhague (capital da Dinamarca) a 15ª Conferência das Partes da ONU. A reunião que conta com a participação de 193 países membros da UNFCCC ( United Nations Framework Convention on Climate Change¹), tem como objetivo promover um acordo climático entre os países e impedir que a temperatura do planeta suba mais do que 2°C até o final do século.
O principal questionamento é de que maneira tais decisões podem interferir no cotidiano da sociedade. O acordo global deve afetar, de forma direta ou indireta, a forma como vivemos, como consumimos, como usamos os recursos energéticos, meios de transporte, entre outros. Para o professor da PUC e economista Ladislau Dowbor, esta é uma oportunidade de sermos mais racionais e mais conscientes de nosso papel como cidadãos.
O pós-Copenhague promete ser impactante na vida de muitas pessoas, principalmente devido às taxações de atividades e produtos, de acordo com a quantidade de gases de efeito estufa emitidos durante o processo de produção.
A partir das exigências feitas neste acordo, muitos especialistas acreditam que novas profissões devem surgir no mercado, especialmente aquelas ligadas às áreas de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.
As Organizações Não-Governamentais Greenpeace e Tic Tac Tic Tac, criaram outdoors (ver foto) que criticam a falta de colaboração dos líderes mundiais contra o aquecimento global. Por outro lado, de acordo com o site Planeta Sustentável (editora Abril), o Brasil é o país que mais pode ter esperanças de mudanças e utilização de novas energias limpas e tecnologias ecologicamente responsáveis.
Fica a reflexão para todos os Relações Públicas quanto ao papel da profissão neste cenário e conscientização da comunidade e empresas, que almejem um desenvolvimento - e não apenas um crescimento - sustentável.
¹ Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
Tradução foto-"Desculpem-me. Nós poderíamos ter evitado mudanças climáticas catastróficas... não o fizemos."

Fontes:
Por Leila Freitas

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Cultura Organizacional

on 22:34
Quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, atitudes e normas compartilhadas que moldam as expectativas e o comportamento de cada membro da organização.

Existem alguns fatores chaves que são levados em conta na organização de uma empresa, são eles: cultura, recursos e habilidades, estrutura, estratégia e a própria gestão. Sendo que a cultura é um processo dinâmico de toda estrutura organizacional.

Há uma grande variedade de estruturas que integram a cultura de uma empresa, formadas por três grandes grupos: os valores, os símbolos e os comportamentos. Caracterizados pelas atuações das decisões dos indivíduos da organização em todos os níveis.




Por Marcelly Gomes da Rocha

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Dia do Profissional de Relações Públicas

on 17:18
Quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Hoje, dia 2 de dezembro é uma data muito especial para nós, alunos do curso de Relações Públicas, pois comemora-se o Dia do Profissional das Relações Públicas. Um dia muito importante também, pois foi o dia do nascimento de Eduardo Pinheiro Lobo, o patrono de nossa profissão.

Profissão esta que começou sem querer, mas que atualmente, tem um papel importantíssimo na disseminação da comunicação dentro das organizações.

Fundamentos baseados na Escola de Montreal, estudo de Comunicação Organizacional, dizem que as organizações não existem sem a comunicação, ou seja, a comunicação precisa estar sempre presente nas decisões e na transmissão de mensagens tanto para os públicos (stakeholders) da organização como para alta administração. Mesmo que a comunicação seja mais que uma transmissão de mensagens e por isso tem um papel essencial na instituição.
Sendo assim, a Relações Públicas é a área mais indicada para este tipo de atividade, principalmente, no gerenciamento do departamento de comunicação organizacional dentro das empresas.

Desta forma, sabe-se então que o papel que o RP desenvolve é tão importante que seu dia deveria ser comemorado todos os dias, para que a partir daí nossa profissão fosse reconhecida e melhor compreendida por toda a sociedade.
Fonte: Texto baseado nas aulas de Comunicação Organizacional sobre a Escola de Montreal
Por Debora Godke Molina

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House Organ

on 14:37
Terça-feira, 1° de dezembro de 2009

Dentro de uma organização, muitos são os meios de comunicação utilizados para disseminar qualquer tipo de informação para determinado público.
O público Interno deveria ser considerado o mais importante de todos os públicos por todas as organizações, pois é ele que estará envolvido para que os objetivos e a missão organizacional sejam atingidos e que distribuirá informações positivas ou negativas sobre a mesma para outros públicos. De acordo com Kunsch: “A comunicação interna deixa de ser uma área periférica e alia-se aos demais setores, tornando-se assim uma ferramenta imprescindível para obtenção de resultados”.
Por este motivo que o House Organ é um veículo de comunicação tão importante dentro de uma organização (pública ou privada). Ele atinge seus públicos (geralmente o interno) com o objetivo de divulgar os fatos e realizações que ocorreram dentro da mesma.

Existem diversos tipos de house organ, que podem ser impressos ou eletrônicos, dentre eles: revistas, jornais, boletins, newsletters e outros. Para a execução de um dos tipos de house organs, não é necessário um formato padrão, apenas deve-se ficar atento para seu layout, verificando as cores, tamanho e mantendo-o adequado ao público que deseja atingir.
Para o sucesso do house organ deve primeiramente realizar um projeto que constitua em: projeto editorial (linha, seções e o nome), projeto gráfico (definição de letra, número de colunas, cor utilizada, papel, layout e tiragem), decidir a pauta anual, de cada número (por mês) e seção.
Para realizá-lo deve primeiramente ter competência, podendo ser de algum departamento de comunicação e/ou agência de assessoria, e contar com a ajuda dos funcionários da organização.


Fonte: Texto baseado nas aulas de Técnica de Relações Públicas ministradas pelo professor João Evangelista Teixeira e no site http://www.universia.com.br/.


Por Lívia Schoupal Gil Berrocal

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29º POP

on 16:44

Domingo, 29 de novembro de 2009.

Anualmente o CONRERP 2ª região em conjunto com o CONFERP, realizam o Prêmio Nacional de Relações Públicas, destinados aos profissionais, organizações e agências do Brasil.
O objetivo do prêmio é prestar homenagem aos projetos mais bem sucedidos e de maior excelência realizados entre o período de novembro de 2008 até outubro de 2009.
O prêmio é dividido em 8 categorias:


-RP nas Organizações Públicas;

-RP nas Organizações Privadas;

-RP nas Organizações de Terceiro Setor;

-RP e Sustentabilidade Social e Ambiental;

-RP Internacionais;

-RP na Gestão de Crises;

-RP em Novos Mercados e Empreendedorismo;

-RP nas Universidades e o Troféu Abertura, um incentivo aos jovens que estão em transição da Universidade para o mercado de trabalho.

Este ano, em sua 29ª edição, a cerimônia para entrega dos troféus e a realização da festa será no dia 2 de Dezembro no Teatro Vivo.

Para maiores informações acesse o site: www.conrerp2.gov.br


Por Lívia Schoupal Gil Berrocal

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