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O e-mail pode morrer

on 21:13
Sábado, 28 de novembro de 2009
Os sistemas de e-mail foram uma ferramenta crucial para a criação da rede internacional de computadores. O primeiro sistema de troca de mensagens entre computadores que se tem nota ­ foi criado no dia 13 de Setembro de 1965, e possibilitava a comunicação entre os multiplos usuarios.

Sinônimo de comunicação eficiente o e-mail está perdendo lugar para ferramentas mais ágeis e informais. Segundo Ibope Nielsen Online em Setembro / 2009, 59 milhões de pessoas acessaram as comunidades.

A matéria da revista exame do dia 04/11/2009, nos permite ter uma visão ampla de como as pessoas deixaram de utilizar o e-mail e passaram a utilizar outras ferramentas mais rápidas. A necessidade de tornar a comunicação cada vez mais ágil fez do Orkut, Twitter e SMS, ferramentas popularizadas entre os jovens, uma pesquisa realizada pelo Bindes/ FC mostra que o MSN é o preferido dos jovens brasileiros.

A distribuidora de aço GGD Metal adotou uma medida interna e criou uma regra para que seus funcionários usem o e-mail o mínimo possível. As mensagens passaram a ser por meios de mensagers. Porém algumas empresas rejeitam o Twitter porque temem a perda de produtividade dos funcionários. Já o Rahul Agarwal diretor de comunicação da Yammer acredita que ferramentas como mersagers corporativos possibilitam a comunicação entre funcionários.
O que as empresas buscam é praticidade e benefícios, e novos meios de comunicação proporcionam maior interação com seus públicos.

Por Simone da Conveição Duarte

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Público Interno: novos desafios da comunicação.

on 23:44
Sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Os meios de comunicação interna utilizados hoje, na maioria das empresas, alcançaram um nível de excelência nos últimos anos, deixando de lado os materiais mal impressos e mal elaborados e dando lugar às mais modernas ferramentas que o mercado disponibiliza. Entretanto, utilizar-se de tais meios não siginifica que o plano de comunicação será eficaz.

Segundo pesquisa realizada em agosto de 2009 pela Databerje¹, exclusiva para a revista Valor, apenas 31% das mil empresas entrevistadas afirmaram que a comunicação interna é estratégica; para outras 34,7% os principais temas são referentes ao cotidiano da empresa e 14,3% disseram que os assuntos do RH são os que recebem maior atenção.

Para Suzel Figueiredo, diretora da Databerj e coordenadora da pesquisa, algumas organizações ainda encaram usam o setor de comunicação como um simples prestador de serviços e não entendem que as pessoas têm limites na retenção das mensagens.

Outro fato bastante interessante é que, segundo a pesquisa, a área de comunicação finalmente conquistou seu espaço e a confiança da alta gestão: 90% dos entrevistados disseram que o setor tem a confiança do presidente e dos diretores e é valorizada não somente nos momentos de crise.

Em 59,6% das empresas, os processos de comunicação interna são avaliados e este índice sobe para 74,5% quando tratamos de empresas estrangeiras.

De acordo a diretora de comunicação da BASF, Gislaine Rosseti " A área [de comunicação interna] pode fazer um excelente trabalho, mas é apenas um meio, não é responsável por motivar, por assegurar que a informação foi absorvida". Ela acredita que os líderes devem ser preparados para serem bons comunicadores e porta - vozes da estratégia organizacional.

¹ Databerj - Instituto de Pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
Baseado no artigo Público Interno / Internal Audience. Revista Valor Setorial , Novembro 2009, páginas 54 a 58.
Por Leila Freitas

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Estratégia de Comunicação

on 20:45
Quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O objetivo da estratégia de comunicação é comunicar de forma clara e compreensiva a proposta do valor da empresa e seu posicionamento, sua imagem peranta o mercado, a identidade da empresa e suas propostas.

É preciso ter cuidado ao dizer algo sem pensar muito bem, pois pode correr o risco de passar uma imagem da empresa que não corresponda a realidade. Podendo os clientes nesse caso ter uma reação negativa da empresa.

Outro fator importante da elaboração da comunicação é a seleção de ferramentas de comunicação disponíveis no mercado, pois cada meio atingi determinado público. Uma coisa que não pode ocorrer é uma empresa por exemplo investir na comunicação mais que a concorrência, porém não atingir um menor número de resultados. Para isso serve a
pesquisa, estudando as mídias e consumidores, evitando assim desperdícios.

Um plano de comunicação eficiente deve cercar o público alvo e atingi-lo com a mensagem certa, mapeando os pontos de contato com este público, garantindo assim um melhor resultado.

O resultado é a definição de um conjunto de ações e atividades integradas destinadas às três pilares principais: construção da marca, geração de demanda e desenvolvimento dos canais de venda. Com a empresa são decididos os investimentos em cada um desses três pilares, conforme as prioridades da organização.

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V I I E R P - Edição Noturna

on 18:48
Quarta-feira, 25 de novembro de 2009


O II Semestre de Relações Públicas da Escola de Comunicação e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) estão promovendo o VII ERP - Edição Noturna.

Este evento será realizado no dia 30 de novembro, das 18h30 às 22h no próprio campus da Universidade, que fica localizado na Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, 2° andar - Cidade Universitária.

Abaixo, mapa do local:


Exibir mapa ampliado

O sétimo encontro de Relações Públicas terá como tema a Comunicação Digital e as próprias, Relações Públicas. Os palestrantes convidados são Carolina Terra, autora do livro Blogs Corporativos, Jeff Paiva, ex-gerente de Social Media na Agência Click e Vinícius Romanini, doutor em Ciências da Comunicação pela USP.

Os ingressos custam 10 reais e as incrições podem ser feitas pelo e-mail:
viierp@gmail.com ou nas instituições parceiras: ABERJE, ABRP, CONRERP ou ABRACORP.

Ao final do evento serão distribuídos certificados.

Acompanhe este evento também pelo Twitter: @VIIERP_ECA ou pelo site:
www.eca.usp.br/erp/not/index.html

Garanta já seu ingresso!

Vendas amanhã (26/11) na porta da Casper Líbero e da FAAP, a partir da 18h.

*E fique ligado também no evento do dia 4 de dezembro, o Comunicação em Cena, que faz parte do VII ERP - Matutino, com realização dos alunos do 1° ano de Relações Publicas da ECA.

Acompanhe as novidades deste evento pelo blog: http://www.comunicacaoemcena.blogspot.com/

Fontes: Folder distribuído pelo próprios alunos, realizadores do evento;
www.eca.usp.br/erp/not/index.html

Por Debora Godke Molina

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O pensamento da Escola de Montreal

on 17:43
Domingo, 22 de novembro de 2009

Semana passada, nós alunos do III semestre de Relações Públicas da Metodista estudamos a respeito do pensamento da Escola de Montreal, que propõe um novo olhar sobre as organizações e a comunicação. Lida com as experiências vivenciadas diariamente, a importância das conversações e dos textos, o foco na linguagem e nos discursos que refere-se ao estudo de como as pessoas se organizam por meio da comunicação e faz com que as pessoas se organizem naturalmente.

A Escola de Montreal explica o processo de criação e recriação organizacional por meio da comunicação interpretativa que leva em conta os aspectos objetivos que são os canais de comunicação e os aspectos subjetivos que é a linguagem utilizada.

As organizações são sistemas vivos e que se modificam através do tempo. Se levarmos em conta os aspectos objetivos, o que aconteceu foi uma inversão de valores sob os aspectos subjetivos, um exemplo seria o relacionamento médico e paciente. Atualmente alguns médicos deixaram de olhar no olho do paciente, para fazer isso através do computador, e essa relação médico-paciente fica prejudicada por conta de um aspecto objetivo.

No mundo Globalizado em que vivemos é importante analisarmos alguns aspectos que podem prejudicar as relações humanas, como negligenciar os pontos subjetivos nas relações entre organizações e os atores sociais.


Por Simone da Conceição Duarte




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