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Evolução da Comunicação Organizacional

on 12:12
Sábado, 14 novembro de 2009



Segundo Torquato do Rego (2002) o desenvolvimento da comunicação organizacional coincide com a industrialização e o próprio crescimento econômico do Pais. Nas décadas de 60 e 70 destacam-se ênfases no produto. A partir da década de 80 as organizações têm uma preocupação voltada para imagem das organizações. Já na década de 90 até atualidade a comunicação organizacional adquire um caráter estratégico.


Comunicação Organizacional (ontem)

- Foco nos instrumentos de comunicação.
- Poucos investimentos na área comunicação vista como despesa.
- Nenhuma ou pouca concorrência.
- Consumidor dispondo de poucos instrumentos para desefa de seus interesses.
- Comunicação fragmentada, isolada.
- Valorização da Comunicação com o público externo.

Comunicação Organizacional (hoje)

- Visão mais ampla e estratégica.
- Perspectivas de ampliação nos investimentos na medida em que a comunicação é percebida como essencial.
- Mercado altamente competitivo.
- Consumidor pleno de seus direitos.
- Comunicação integrada.
- Comunicação cm todos públicos estratégicos ( stakeholders)


Com tudo o papel da comunicação organizacional tem um sentido de promover a coesão interna em torno dos valores e da missão da empresa, aumentando a visibilidade pública da organização num cenário globalizado, sem esquecer da comunicação interna que tem o papel de desenvolver ações que fortalecerá a imagem institucional, e as relações com imprensa, governo etc.



Torquato do Rego, Francisco Gaudêncio. Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thom son Learning, 2002.


Drucker, Peter Administração em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Pioneira, 1999.



Por: Simone da Conceição Duarte.

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A importância da Avaliação de Desempenho dentro das organizações

on 18:05
Sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Devido às características competitivas do mercado empresarial atual e à constante busca pela excelência na carreira profissional, notamos que é cada dia mais frequente o uso de métodos de avaliação dentro das organizações.
O foco principal da Avaliação ( ou análise) de Desempenho é mensurar as qualidades do colaborador e as competências desenvolvidas dentro da empresa, em um determinado período. Pode ser considerado como um feedback das ações; entretanto tal avaliação é realizada de maneira mais completa e organizada, pontuando os aspectos positivos e corrigindo os negativos.
É importante ressaltar que o critério da avaliação deve ser elaborado de acordo com a Missão, Visão e Valores da empresa, para não haver fracasso ou má interpretação do processo.
" A organização deve realizar uma campanha de comunicação disseminando quais os objetivos, desmistificando boatos, esclarecendo os propósitos e os ganhos para a organização e principalmente os ganhos de cada um", afirma Rogério Leme, diretor executivo da Leme Consultoria e especialista em Gestão de Pessoas.
A avaliação de desempenho é ferramenta chave para que a empresa consiga enxergar quais são os profissionais que merecem investimentos nas carreiras. É também uma oportunidade de rever posicionamentos, metas e políticas internas da organização, com foco no lucro, desenvolvimento e bem estar organizacional.

Mais em:

http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Entrevista/5778/por-que-utilizar-a-avaliacao-de-desempenho-com-foco-em-competencias.html


http://www.equestiona.com/Avaliacao_de_Desempenho.asp


http://www.administradores.com.br/artigos/avaliacao_de_desempenho_uma_visao_moderna/11418/




Por Leila Freitas

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Planejamento Estratégico

on 21:34
Quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Os métodos administrativos tradicionais antigamente sedimentavam uma empresa no mercado. O contexto comercial mudou, a concorrência tornou-se acirrada, assim como as exigências do cliente. Para manter-se ativo no seguimento é necessário criar meios eficazes a fim de atingir o mercado consumidor.

Neste momento, se faz necessário um planejamento estratégico na área de vendas. Muitas vezes, para atingir o mercado é necessário um plano detalhado de trabalho que, combinados com políticas administrativas adequadas e uma negociação eficaz, sendo capazes de promover o sucesso do planejamento.

Há três tópicos relevantes para a realização de um planejamento estratégico de vendas coeso:
Plano de Negócios: missão e objetivos;
Plano de Marketing: análise competitiva e segmento alvo;
Plano de Vendas: público alvo, recrutamento, treinamento e motivação de equipe, bem como desenho do diretório de atuação.

Estes três processos, analisados de maneira focalizada, garantirão o reconhecimento dos valores ofertados pela empresa (satisfação do cliente), além de propiciar o crescimento do volume de vendas e, consequentemente, o seu lucro.

Fonte: http://vendassosrocha.blogspot.com/2009/02

Por Marcelly Gomes da Rocha

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Ciclorama 6

on 21:16
Quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O Ciclorama (Ciclo de Palestras de Comunicação) é um evento realizado pela Universidade de São Paulo, mais especificamente, pela Agência de Comunicação ECA Jr. e tem por objetivo a realização de um ciclo de palestras sobre comunicação organizacional.

Este ano o evento completa 6 anos, com o tema: "A Queda de Barreiras Pela Nova Realidade da Comunicação" e conta com a presença de muitos nomes importantes da área de comunicação. Ele preve também, a interação entre as áreas de Relações Públicas e Publicidade.

E mais, o Ciclorama, neste 6° ano, está com um formato diferente. Por isso, além do ciclo de palestras, ocorre nos 3 dias do evento (10, 11 e 12 de novembro) a apresentação de cases, mesa de discussão e workshops. Tudo isso, com entrada gratuita para todos os estudantes universitários.

Se quiser mais informações sobre o evento, entre na página do Ciclorama 6: www.ciclorama6.com

Inscrições na própria ECA Jr.

Ainda dá tempo de você participar!

Por Debora Godke Molina


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"Um dia pela Paz"

on 20:26
Domingo, 8 de novembro de 2009
A Associação Palavra Viva desenvolve anualmente um projeto chamado "Um Dia pela Paz". Este ano esse evento será organizado por nós, estudantes do III semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de S.Paulo.
Conforme já havíamos dito em posts anteriores, o objetivo do evento neste ano é de criar uma disciplina escolar para dissiminar a paz e superar conflitos e violência sofridos pelas crianças.

O evento será realizado dia 28 de Novembro a partir das 8h30 no Colégio Espiríto Santo localizado na Rua Tuiuti, 1442 -Tatuapé - São Paulo -SP.

A programação do evento será:


8h30: Chegada e Café da manhã
9h: Abertura e exposição da proposta
9h30: Palestra: A violência na escola – Tenente Emerson Massera (Assessor de Imprensa da Polícia Militar)
10h: Palestra: Construindo uma Pedagogia da Paz
10h40: Intervalo para café
11h: Workshop
12h15: Intervalo para lanche
13h: Plenário
14h: Apresentação artística e Espiritualidade da Paz
15h: Encerramento


Para mais informações: www.opv.org.br ou mande um e-mail para nós com suas dúvidas: agenciatargetrp@gmail.com


Por Lívia Schoupal Gil Berrocal

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