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Projeto Integrado junto a Associação Palavra Viva

on 14:20
Sábado, 31 de outubro de 2009
Para desenvolvimento do projeto Integrado, realizamos duas entrevistas na Integra com o professor João Evangelista Teixeira e Zilda da Guia Godke Molina, com objetivo de saber a opinião do público leigo, e a opinião de quem já conhece o projeto um dia pela Paz, realizado pela Associação Palavra Viva. Com o resultado dessa entrevista iremos desenvolver um folder institucional o qual serão avaliadas a criatividade e fluidez do texto.

Estamos trabalhando com a elaboração de uma pesquisa cujo tema é Violência nas Escolas. Nosso objetivo é analisar os principais fatores que influenciam no aumento dos índices de violência nas escolas e conscientizar as pessoas a respeito de um assunto polemico. Trabalharemos com uma pesquisa qualitativa que será aplicada durante um evento para os professores da rede pública do Estado de São Paulo.


Nossa hipótese é baseada nos índices de violência que ocorrem nas escolas, no meio familiar e social. Iremos avaliar os fatores que influenciam no aumento dos índices de violência nas escolas e identificar como e quais ferramentas poderão ser utilizadas no combate a violência.




Por Simone da Conceição Duarte.

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Educomunicação: reinventando a empresa atual

on 14:47
Sexta-feira, 30 de outubro de 2009
A Educomunicação é uma área de atuação que visa contribuir para a formação de um sujeito crítico, com capacidade de análise, inserido no grupo ao qual pertence e ativo na sociedade. Essa junção entre o " comunicar" e o " educar" deve ser sempre uma preocupação do profissional da área de Comunicação, sobretudo no âmbito empresarial.

Vivemos em uma fase de grandes tranformações nas empresas; a competitividade é cada dia maior e a busca por um lugar de destaque no mercado é a mola propulsora para a maioria das organizações. Para que tais objetivos sejam alcançados, as instituições não podem fechar os olhos para suas células principais, para os responsáveis pela produção e pelo alcance de suas metas. Funcionários e colaboradores devem ser aproveitados e a eles deve ser dada a oportunidade de desenvolvimento e de tornarem-se agentes ativos e responsáveis de projetos comuns.

O objetivo da Educomunicação Empresarial pode ser resumido em alguns pontos chave:

*Construir uma identidade corporativa que tenha bases sólidas e verdadeiras.

*Aplicar políticas constantes que visem o aperfeiçoamento da equipe e programas educação para o desenvolvimento intelectual e profissional do colaborador;

*Integrar os diversos setores da empresa, através do uso das ferramentas disponíveis e, se necessário, implantar de novos meios que eliminem as barreiras comunicacionais;

*Romper as barreiras pragmáticas das relações de trabalho ( resultados ) e entender o indivíduo também no campo de suas realizações pessoais.

Deve - se ter muita cautela, entretanto, para que não haja um desencontro entre o discurso e a prática. A educomunicação é, sobretudo, um processo de construção de um indivíduo analítico, pensante e o conceito obsoleto da relação de subordinação empresa - empregado precisa ser deixado de lado.
O grande desafio está em transformar tais empresas em um ambiente participativo e criativo e ter a possibilidade de mensurar os ganhos econômico - sociais da organização.

Veja mais sobre Educomunicação e Educomunicação Empresarial em:


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Concepção de Responsabilidade Social

on 11:53
Quinta-feira, 29 de outubro de 2009
É interessante notar que atualmente é difícil ver uma empresa que não invista em um plano estrategicamente de responsabilidade social.
Acredito que as grandes corporações devem caminhar firmemente para praticar esse modelo e, num futuro não muito distante, vejo médias e pequenas organizações o assimilarem.
As empresas nos EUA foram pioneiras em prestar conta ao público de suas ações sociais, advindo, daí, a idéia de balanço social. Entretanto, foi a França, a primeira nação a tornar obrigatória a prestação de contas dos investimentos sociais das empresa, com número de funcionários acima de 300 funcionários.
Dessa forma, estava plantada a semente de entrada das empresas no universo de co-partícipe da responsabilidade social.
No Brasil, o reconhecimento da função social das empresas culminou com a criação da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE) na década de 70, aliada ao enfraquecimento do Estado do Bem-Estar Social.
Contudo, a concepção do conceito de responsabilidade social somente ganhou espaço no final da década de 80, consolidando-se nos últimos anos, de 1990 a 2003. Dentre os fatores influenciadores, destacam-se: a) a reorganização do capital, que muda o cenário econômico, tendo como pilar a competitividade mundial, regional e local, exigindo um perfil para a indústria e os trabalhadores;b) aumento das condições de pobreza e da degradação ambiental, que culminou com os movimentos impactantes da ECO;c) o fortalecimento dos movimentos sociais;d) as profundas transformações do mundo contemporâneo, provocando a incerteza e a instabilidade como fatores ameaçadores à sobrevivência das organizações empresariais, ao mesmo tempo em que fortalece a valorização do conhecimento e do progresso;e) a insuficiência do papel do Estado, implicando nas graves críticas às políticas públicas, marcadas pelo assistencialismo, a insuficiências dos recursos, a privatização dos serviços sociais;f) o crescimento da violência urbana, dentre outros.
O conceito de responsabilidade social está em construção, requer mudanças culturais, em que empresas e parceiros busquem um processo conjunto, sem prejuízo de uns e com resultados de outros.
Um projeto de responsabilidade social só traz conseqüências positivas para a sociedade, e para a empresa, se for realizado de forma legítima. Um programa de responsabilidade social empresarial pode desenvolver atividades criativas, tais como: incorporação dos conceitos de responsabilidade social à missão da empresa, divulgação desses conceitos entre os funcionários e prestadores de serviço, estabelecimento de princípios ambientalistas como uso de materiais reciclados e a promoção da diversidade no local de trabalho.

Fonte:
www.educador.brasilescola.com/politica-educacional/a-responsabilidade-social-empresarial
allegrobgblog.wordpress.com/2008/07/03/elegancia-empresarial/

Por Marcelly Gomes da Rocha


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XII Congresso Metodista - Relações Públicas

on 23:40
Quarta-feira, 28 de outubro de 2009
A partir da apresentação da agência linus do trabalho do 4° semestre de Relações Públicas no XII Congresso da Metodista, pude fazer uma análise dos pontos positivos aplicados por eles no projeto integrado do semestre passado para a empresa Sarro Trajes Corporativos.

O primeiro ponto importante é a escolha da organização, que para a realização da aplicação da comunicação na organização, foi excelente, pois com os resultados obtidos por eles, pode-se observar a real aplicação da comunicação na empresa.

A Sarro Trajes Corporativos é uma empresa de confecção de uniformes para outras organizações e seu conceito está atrelado ao diferencial, ou seja, modelos padronizados e exclusivos.Ela atende clientes como: PizzaHut, Unibanco, FAST, SPOLETO, Unimed, Gol, entre outros.

Antes do trabalho realizado pelos alunos do 4° semestre de Relações Públicas, a Sarro, tinha um site "pobre" de informações e com pouco conteúdo ilustrativo. A partir das sugestões dadas pela agência linus de RP, a Sarro Trajes Corporativos passou a ter um site mais dinâmico e com mais informações sobre sua empresa, levando em conta sua missão, visão, valores e quem são.

Além disso, a agência experimental realizou também, em conjunto com a Sarro, um evento pra que houvesse uma maior aproximação entre seus clientes e a empresa, tornando suas relações mais estreitas e havendo uma maior fidelização de compromisso.

Este evento contou com três etapas: o pré-evento, o evento e o pós-evento.
O pré-evento eram, em resumo, as melhorias que seriam feitas no site e o envio dos convites para os participantes, os clientes.
O evento contava com palestras, um desfile, depoimentos e uma recepção com a distribuição de folder e de uma pesquisa para que fosse entregue no final do evento.
E o pós-evento, a análise dos dados da pesquisa realizada, para saber se os dados foram positivos com a realização do evento.

Em suma, o projeto apresentado por eles (agência linus), foi excelente, além de trazerem para "nós", como estudantes de Relações Públicas, e mais expecificamente de Comunicação Organizacional, um exemplo muito bom de projeto a ser seguido e uma ótima aplicação dos dados obtidos com a pesquisa e, e claro, com todo o conhecimento adquirido em sala.

*Texto baseado na apresentação do projeto integrado do 4° semestre de Relações Públicas no XII Congresso da Metodista da agência linus


Fonte da imagem: http://www.sarrotrajes.com.br/images/logo_sarro.jpg

Por Debora Godke Molina


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Exoneração do Relações Públicas da PM - Oderlei Santos

on 23:47
Terça-feira, 27 de outubro de 2009

(major Oderlei Santos)


Semana passada, o coordenador do grupo AfroReggae (grupo dedicado à levar cidadania aos jovens carentes), Evandro João da Silva, foi assassinado em decorrência de um assalto no centro do Rio de Janeiro. Ao buscarem por maiores informações sobre o crime, a polícia militar teve acesso aos vídeos das câmeras de segurança de alguns prédios próximos ao ocorrido na Rua do Carmo. Ao analisarem essas imagens, se depararam com algo mais grave que um simples assassinato: imagens de uma incrível displicência por parte dos policiais envolvidos.

O porta-voz da PM, Oderlei Santos, até então à frente do setor de Relações Públicas da PM, declarou em entrevista ao Jornal das Dez, da Globo News:

“Os policias militares, que possam ter encorrido em desvio de conduta, nesse momento já estão presos..., isso é o que foi observado, justamente por conta da não prisão de criminosos”

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, nesta última quinta-feira (dia 22.10), pediu a exoneração do major Oderlei Santos do cargo de chefe do setor de Relações Públicas da PM, por ter considerado desrespeitosa as declarações que o porta-voz fez sobre o assassinato, achando que ele atuou como advogado dos policiais ao declarar que tinham cometido apenas um desvio de conduta, não podendo serem chamados de criminosos. Sérgio Cabral afirma: “O porta-voz da PM não pode se comportar como advogado da corporação, isso é um desrespeito à população. Ele não merece ser porta-voz da instituição Polícia Militar”


No dia seguinte, o pedido foi acatado pelo comandante geral da PM, o coronel Mário Sérgio, que fez um pedido de desculpas pelo caso e decretou a exoneração de Oderlei Santos do cargo de Relações Públicas da PM.




* * *

Para aqueles que se interessaram no assunto, fiz um apanhado das notícias e informações que saíram na mídia sobre o ocorrido e descrevi com uma maior riqueza de detalhes a seguir:


Relato do crime minuto-a-minuto:

Segundo o que foi registrado por essas câmeras, os bandidos teríam chego ao local da abordagem à 1h20min, onde roubaram a vítima, lutaram com ele e o deixaram jogado ao chão, quando o atingiram com um tiro e fugiram à pé. Cerca de dois minutos após, são mostrados por uma das câmeras do local, caminhando tranquilamente pela rua, com os pertences roubados da vítima (um par de tênis branco e uma jaqueta vermelha). Neste mesmo instante, a viatura da polícia passa por eles, e o motorista já estava com uma arma empunhada na direção em que os bandidos estavam. Nesse momento, pela câmera da agência bancária (a qual flagrou o assalto), é possível ver quando uma viatura da PM passa pelo corpo de Evandro, indo em direção aos bandidos. Nesse é possível ver Evandro mexendo seu braço esquerdo ao chão, indicando que ainda estaria vivo.


(vista de dentro de um veículo que vai em direção à Rua do Carmo - a rua que aparece à direita da imagem -

o repórter está no local onde Evandro Silva foi atacado)


À 1h24min, outra câmera mostra um policial com os pertences roubados, colocando-os na viatura, e duas outras pessoas ao fundo, porém só vistas pela metade. 3 minutos após, um dos suspeitos aparece caminhando livremente, indo embora.

Enquanto a abordagem dos policiais ocorria (à 1h22min), um grupo de pessoas se aproxima ao corpo de Evandro, entre eles um policial fardado. Entretanto, ninguém presta socorro à vítima.

À 1h30min, um policial aparece caminhando por esta rua, pelo local onde os bandidos foram abordados, e no mesmo instante volta no sentido contrário. Por volta de 4 minutos mais tarde, um Gol da PM passa pelo local onde o corpo de Evandro está, porém sem mais se mexer. A viatura pára, um policial salta dela, mas não se sabe para onde foi, já que a imagem foi cortada.

Depois de 3 minutos (1h37min), uma pessoa aparece mexendo em uma lixeira da rua, próxima ao local da abordagem dos bandidos. Após cerca de 20 minutos mais tarde, um Gol da PM (não se têm a identificação se é ou não o mesmo veículo citado anteriormente) passa de marcha ré pela rua, e 5 minutos depois, duas pessoas aparecem mexendo na mesma lixeira por durante 1 minuto, sendo que uma delas parece estar uniformizada.


O desenrolar da situação:

Foi aberto um inquérito para a investigação do caso, para que se descubra o porquê não foi prestado socorro à vítima – que sem assistência morre no local depois de alguns minutos -, além de por qual motivo os pertences roubados não foram entregues pelos militares à polícia. Esse inquérito foi aberto com um prazo de 40 dias, podendo ser prorrogado por mais 20.

Os dois policias envolvidos (o cabo Marcos de Oliveira Sales e o capitão Denis Leonardo Bizarro, supervisor do policiamento da região naquele dia - foram presos administrativamente – na qual não estão em celas e dormem em alojamentos comuns) na 13º BPM (Praça Tiradentes) na noite de quarta-feira (21/10). Após a expiração do prazo desse tipo de prisão, o comandante do batalhão irá analisar a necessidade deles permanecerem presos ou serem libertados até o fim do processo.

Outros 4 policias estão sendo investigados também por negligência no caso.

Os assaltantes não foram presos, têm-se apenas um retrato falado de um deles, com a ajuda de um dos policias que patrulhavam a área (não tive acesso à informação de qual policial que fez este retrato). Os pertences roubados (a jaqueta e o par de tênis) não foram entregues à polícia, e nenhuma declaração de seu paradeiro foi dada. A arma do crime foi encontrada no domingo em uma lixeira, mas a polícia não divulgou a qual rua a lixeira pertencia.


Declarações de Oderlei Santos:

Em entrevista ao Jornal das Dez, da Globo News, o major Oderlei Santos, Relações Públicas da PM, diz: “Os policias militares, que possam ter encorrido em desvio de conduta, nesse momento já estão presos..., isso é o que foi observado, justamente por conta da não prisão de criminosos”


Em outras entrevistas e declarações, disse:

"Tudo será esclarecido assim que as imagens chegarem ao batalhão. Quando tudo ficar claro, quando prendermos os bandidos, aí sim divulgaremos onde estão os pertences dele e todos os outros detalhes".

"Os nomes dos policiais não foram divulgados apenas por que o inquérito está em andamento e não para proteger A ou B (policiais envolvidos). O inquérito será apurado com muito rigor pelo nosso comandante geral".

"Se comprovada a culpa, o processo vai para a corregedoria da PM e, depois, será montado um conselho disciplinar para decidir sobre a expulsão deles (os policiais). A conduta será avaliada e, por isso, eles já estão presos administrativamente".

"Qualquer pessoa que fosse identificada na Justiça num primeiro momento não seria presa já que não houve flagrante. Somente na esfera militar é possível realizar essa prisão domiciliar. A PM está sendo rigorosa, mas não pode haver abuso".

"Já tivemos exemplos de imagens que mostravam uma coisa e era outra; não quer dizer que seja esse caso".



Fontes:

O Dia Online (do provedor Terra):

http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2009/10/morte_de_coordenador_do_afroreggae_major_diz_que_pms_ainda_nao_podem_ser_chamados_de_criminosos_42089.html

http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2009/10/major_oderlei_santos_e_exonerado_do_cargo_de_relacoes_publicas_da_pm_42330.html

Gazeta Online (do provedor Globo.com):

http://gazetaonline.globo.com/index.php?id=/local/minuto_a_minuto/nacional/materia.php&cd_matia=552004

Último Segundo (do provedor IG)

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/10/23/cabral+exonera+chefe+de+relacoes+publicas+da+pm+8918141.html


Vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=AcxXjBpr3ZQ&NR=1

Imagens:

Retiradas do vídeo citado acima (Print Screen)




Por Tamires Fontana



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Modelos de Relações Públicas

on 16:47
Segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Segundo J.Grunig e Hunt existem quatro modelos que descrevem as práticas e as atividade de Relações Públicas.
O primeiro modelo, de agência de empresa/divulgação procura obter uma publicidade favorável, não se preocupa com o feedback e com a compreensão do receptor.
O segundo modelo, de informação pública, compreende que Relações Públicas somente como disseminação de informações. Trabalhando como jornalistas, “in house”, passando informação e promovendo a imagem positiva através de meios dirigidos de comunicação de massa.
O terceiro modelo “assimétrico de duas mãos” utiliza a pesquisa para compreender a opinião pública e assim fazer com que se comportem como a organização espera. Como é um modelo que sempre busca ter razão ele utiliza a pesquisa cientifica para persuadir com o publico e ter mais argumentos para o convencimento da mesma, porém o público sempre está errado. O ultimo modelo é o “assimétrico de duas mãos”, baseado em negociações e concessões, busca administrar conflitos e manter o bem comum. Este modelo é o que chamamos de modelo utópico, pois como diz Grunig ele se preocupa com ambas necessidades e permite uma negociação de interesses, no qual nenhum sai “perdendo”. E o modelo mais ético de todos o que utiliza pesquisa, se preocupa com o feedback, modelo ideal de transparência e entendimento mútuo. Por isso e um modelo utópico, “bonito na teoria, mas na pratica não funciona”.
Com os modelos de Relações Públicas percebemos porque há uma confusão sobre as atividades da profissão e porque existem práticas mais éticas do que outras.
O modelo explica como um profissional deve pensar ao exercer um papel gerencial estratégico auxiliando no entendimento das práticas e da eficácia de cada descrição.
A tabela abaixo mostra os principais pontos de cada modelo:

Texto baseado no livro Relações Públicas - teoria, contexto e relacionamentos de James E. Grunig, Maria Aparecida Ferrari e Fabio França.

Por
Juliana Chaves

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CLARO - Prêmio Opinião Pública 2006

on 19:00
Domingo, 25 de outubro de 2009


Em 2006 a empresa de telefonia “Claro”, ganhou o prêmio Opinião Pública no quesito "Relações Públicas em Gestão de Crises", através de um plano para gerenciamento de crise.
A empresa estava com alguns problemas que poderiam afetar sua imagem, como: clientes insatisfeitos devido ao mau atendimento no SAC, denuncia feita pelo deputado federal José Eduardo Cardozo (PT/SP) à Comissão de Defesa do Consumidor para avaliação dos serviços de atendimento aos consumidores e o presidente da CPI das Armas levantou suspeita sobre a colaboração das companhias telefônicas com o uso de celulares dentro de presídios.
Foi realizado um manual com procedimentos que devem ser adotados pelos funcionários da Claro, pela empresa Ketchum Estratégia.
Principais objetivos do plano:
“Preparar e implantar o programa de prevenção e gerenciamento de crises”, fazer com que todos os funcionários se dediquem ao plano e ao manual, provar o falso envolvimento da empresa com o uso de celulares nos presídios.
Ações Desenvolvidas:
1) “Plano de Comunicação, Prevenção e Gerenciamento de Crises” – desenvolvida para prever, identificar e prever possíveis problemas.
2) “Ações de Gerenciamento de Crise e Consultoria” - Essa etapa das ações desenvolvidas foi criada para identificar os motivos que levaram o deputado federal denunciar a empresa à Comissão de Defesa do Consumidos (CDC), conhecer quais são os integrantes do CDC e preparar treinamentos para seus executivos.
3) “Treinamento com simulação vivencial do ambiente da Audiência Pública e CPI” – Dois treinamentos foram realizados aos executivos, o primeiro destinado à CPI das Armas e o segundo para a Comissão de defesa do Consumidor.
Resultados:
Após a entrega do Plano de Prevenção e Administração de Crises, os executivos puderam perceber o quanto o trabalho individual de cada um pode interferir no âmbito geral da organização.
A empresa caiu posições no ranking de reclamação dos consumidores em junho de 2005, na CPI das Armas ocorreu um entendimento entre a organização e os deputados, que concluíram que a Claro é uma “empresa com posicionamento seguro em relação aos assuntos debatidos”.
Através dos resultados positivos, a Claro criou um Comitê de Qualidade, para desenvolver soluções práticas para problemas encontrados.
Fonte: Case Claro - Prêmio Opinião Pública 2006 e aulas de Oficina de Relações Públicas ( 1º semestre de 2007) - Professora Cláudia Rebechi
Por Lívia Schoupal Gil Berrocal

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