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A Comunicação interna na recepção do Parthenon Royal BrooKlin, Flat da Rede Accor.

on 13:54
Sábado, 17 de outubro de 2009
O trabalho de monografia feito por Liliam Cristina Melo Sampaio aluna da CEFET -BA, ressalta a importância do marketing interno e da ferramenta do endomarketing, utilizada para analisar o processo de comunicação interna de um Flat pertencente ao Grupo Accor. Liliam partiu do pressuposto que mesmo sendo um Hotel de uma rede conhecida poderia apresentar falhas no processo de comunicação interna.

As organizações têm demonstrado preocupação com o ambiente corporativo, buscam integração no ambiente interno e também com seu público externo. O marketing interno e o endomarketing são ferramentas utilizadas para promover a motivação das pessoas por seu trabalho. Sabemos que funcionários motivados são mais comprometidos e por consequência terá mais produtividade, refletindo na qualidade dos produtos e nos ganhos da empresa. Segundo Kotler (1998) a coordenação do marketing interno deve estar ligada a área de marketing da organização.


Foi realizada uma pesquisa direcionada a recepção do Hotel, que ressalta a importância de comunicação com os demais setores. Também identificaram, que não havia um departamento de comunicação interna e que os funcionários eram alertados verbalmente quando necessário. Percebeu-se que o gerente não conseguia visualizar a importância do processo comunicativo, e que culpava os funcionários pela falta de interesse, com isso as informações não fluíam. A falta de comprometimento pode ter sido proveniente da desmotivação ou grau de insatisfação por parte dos colaboradores.


Na maioria das vezes não percebemos como problemas de ordem pessoal podem gerar contrapempos para a empresa, sendo a comunicação um fator importantíssimo para o bom relacionamento das pessoas e o trabalho em equipe.


http://www.scielo.org/cgi-bin/wxis.exe/applications/scielo-org/iah/


Por Simone da Conceição Duarte


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What are you doing?

on 19:35
Sexta-feira, 16 de outubro de 2009


Com mais de 14 milhões de seguidores, o Twitter já é uma das ferramentas mais utilizadas da web. Como comentamos em posts anteriores, a internet é um canal importantíssimo para que as empresas conectem-se com todos os seus públicos, sejam eles internos ou externos - de forma rápida e eficaz e o Twitter atende exatamente a estas novas necessidades.

Muitas organizações já descobriram o poder dos 140 caracteres; há inclusive sites especializados em avaliar o desempenho das empresas que usam este microblog como espaço de relacionamento com os clientes. O site
www.twarketing.com lista cem empresas que possuem espaços no Twitter e seus status atuais e afirmam que grandes companhias ainda não perceberam o “ Twarketing Boom” ( explosão do marketing no Twitter ). O site acrescenta que tais empresas estão "perdendo o barco " ( tradução literal de "Missing the Boat" ).
Para o especialista em análise do uso da internet por pequenas empresas, Greg Sterling, companhias de pequeno porte também são beneficiadas com essas novas mídias: "Acreditamos que essas ferramentas de mídia social na verdade sejam parte do arsenal de anunciantes sofisticados e que operam em múltiplas plataformas, como a Coca-Cola ou McDonald's, mas muitas das companhias de porte muito pequeno estão gravitando na direção delas porque são acessíveis, gratuitas e muito simples".

Embora a tendência da cultura midiática seja global, durante a pesquisa que fiz para redigir esta postagem, pude perceber que o Brasil ainda está alguns passos atrás de países como os EUA, no que diz respeito ao uso destes novos meios de comunicação. Na lista de empresas “twiteiras” constatei que a grande maioria é norte – americana e que as brasileiras ainda engatinham neste quesito – é o que mostra o primeiro censo de usuários do Twitter no Brasil.

Vale lembrar que todas as organizações devem ter uma equipe preparada para mediar este tipo de ferramenta da web; o espaço existe para divulgar as ações da empresa mas também é uma porta aberta para danificar sua imagem quando mal gerenciado.

Algumas páginas do twitter que valem a pena conferir!

twitter.com/cocacolaMG
twitter.com/camiseteria
twitter.com/CasasBahia
twitter.com/metodista
twitter.com/SamsungMobileUS ( em inglês )
www.dell.com/twitter ( em inglês )

Mais informações em:


Por Leila Freitas


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Coaching x Mentoring

on 10:19
Quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Coaching é um instrumento gerencial que utiliza técnicas, aplicadas por um agente externo, para estimular o executivo a refletir sobre suas decisões ou comportamentos.
No coaching, o profissional tem a missão de ajudar o seu cliente a atingir objetivos, eventuais falhas no comportamento são corrigidas pelo próprio profissional, por meio de reflexão, tornando a mudança mais consistente.Normalmente inclui uma sessão longa, na qual é feita uma avaliação da situação, da meta a ser alcançanda e dos passos necessários para se chegar lá. A interação entre o coach e o cliente faz com que o cliente descubra, suas metas, sonhos e seu potencial inexplorado.
Uma empresa publicou um estudo buscando o ROI (Retorno sobre investimentos) de um programa de Coaching de executivos. O resultado: o programa produziu um ROI de 529%, um retorno 5 x maior do que o investido no programa.
O coaching está quase sempre ligado a orientação específica que o coach oferece ao cliente no dia- a-dia do trabalho, enquanto o Mentoring está diretamente ligado á orientação mais ampla no desenvolvimento da carreira do funcionário a partir de um mentor. A parte do mentoring é olhar mais adiante, apontar direções futuras e ajudar o protegido a trilhar este caminho.
O mentor pode ajudar uma pessoa a ganhar conhecimento e habilidades, pode também contribuir e funcionar como maneira de responder ás pessoas todas as perguntas que elas fazem a respeito da organização, dos valores, da missão, das visões e estratégias, do plano, serviços e produto.

Abaixo esta um paralelo entre Coaching e Mentoring :


Saiba mais :Irá ocorrer palestras com autoridades de liderança e coaching, primeiro forum internacional de liderança no Brasil, tradução simultânea. Que ocorre dia 9 e 10 de Novembro em São Paulo. Para melhores informações entre : www.forumdelideranca.net/


Fonte : O coaching e as organizações modernas -Autor Wander Roberto Vieira de Melo

da tabela-Chiaveneto,2002 p.132

imagem www.tmblog.com.br/wp-content/uploads/2009/05/the_boss.jpg


Por Marcelly Gomes da Rocha

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UConn - Telemetria, Gestão e Controle

on 19:25
Quarta-feira, 14 de outubro de 2009


Baseados em dados da aula de hoje, quarta-feira, 14 de outubro, de Comunicação Organizacional pudemos formular perguntas para entrevista com o Gerente Operacional da UConn, Thiago Godke Molina, que se utiliza das novas tecnologias e dos novo processos produtivos - citados no livro "O que é comunicação estratégica nas organizações?" de Ivone de Lourdes Oliveira e Maria Aparecida de Paula - para alcançar os objetivos de gestão de comunicação de sua empresa.

Target Comunicação: Qual o nome da organização?
Thiago G. Molina: U-Connect (UConn)

TC: Qual a data de sua criação?
TGM: 27 de Junho de 2007

TC: Sua sedes (Cidade-Estado) e áreas de cobertura geográfica?
TGM: São Paulo, SP - Todo o território nacional

TC: Qual o número de clientes que vocês atendem? E se possível, citar alguns exemplos.
TGM: 12 clientes, sendo empresas de transportes, de perfuração, de pulverização de agrotóxicos e cooperativas de onibus.

TC: Qual o tipo de atividade que a empresa realiza?
TGM: Rastreamento e telemetria.

TC: Como vocês utilizam estas atividades ligadas a comunicação?
TGM: Utilizamos o rastreamento para fornecer aos nossos clientes a posição, em tempo real, de sua frota ou de cada veículo individualmente. Permitimos aos clientes a criação de cercas eletrônicas, alertas, rotas e ações sequenciais, denominadas jobs. Este serviço é utilizado em diversos setores e é disponibilizado em regime 24x7x365, pois utilizamos uma plataforma web, que permite o acesso de qualquer lugar do mundo, a qualquer instante.
As informações provenientes do rastreamento (telemetria), auxiliam nossos clientes na redução de custos e economia operacional da frota. Como consequência, é possível conseguir uma maior eficiência dos veículos, que pode resultar na redução de emissão de poluentes e do prejuízo que eles geram ao meio ambiente, trazendo melhor qualidade de vida para toda a sociedade.

TC: Quais são as tecnologias que vocês utilizam nas atividades desenvolvidas?
TGM: Hoje em nosso hardware utilizamos o posicionamento preciso via GPS captando o sinal de até 5 satélites, a comunicação com os servidores é feita tanto através do sistema GPRS quanto do GSM (através do envio de SMS). Os modems são quad-band e capazes de se comunicar com qualquer operadora. O nosso software foi desenvolvido em camadas usando .NET 3.5 e construído baseado no conceito de "cloud computing" estando espalhado em diversos servidores, aonde a ausência de alguns servidores não interrompe o sistema ou paraliza o serviço.

TC: Quanto são investidos anualmente em tecnologia, treinamento de pessoal e comunicação interna e externa, para uma melhor divulgação de seus produtos?
TGM: Aproximadamente 400.000 reais.

TC: Como os clientes enxergam a sua atividade? Reconhecem e dão a devida importância?
TGM: Nossos clientes são nossos parceiros. Nos enxergam como parte integrante de suas operações e entendem que nosso sistema atua como uma ferramenta importante na gestão da frota,
auxiliando-os na redução de custos e participando ativamente na economia a longo prazo.

TC: O que falta para impulsionar essa atividade no país? E como?
TGM: Acredito que muitos contratos e negociações são fechadss através de relacionamentos antigos ou próximos que criamos ao longo de nossas carreiras. Além é claro, do investimento que fazemos todos os meses para criarmos um leque maior de clientes e fornecedores, sem contar com o bom relacionamento que temos que ter com os nossos clientes internos, no caso, os nossos funcionários.
Talvez uma maior divulgação e mais informações para esclarecer as possíveis dúvidas do mercado, utilizando-se novamente da comunicação organizacional, para atingirmos este nosso objetivo.

TC: Qual o endereço do website da empresa e seu e-mail de contato?

Pesquisa realizada em 14 de outubro de 2009 com o Gerente Operacional, Thiago Godke Molina.
Imagem cedida pela UConn

Por Debora G. Molina

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Comunicação Corporativa e Reputação

on 23:47
Terça-feira, 13 de outubro de 2009
Atualmente, a área de Relações Públicas está ganhando seu espaço em meio às organizações.
Estas começam a se conscientizar da real importância que esta função poderá exercer entre os setores estratégicos e administrativos da empresa. Contudo, ainda está fortemente vinculada a uma comunicação externa, já que a grande maioria das empresas visam sobretudo o mercado consumidor, canalizando suas forças e expectativas em prol do desenvolvimento de técnicas e estudos para um melhor entendimento deste público, para que esta consiga conquistá-lo cada vez em maior número.Seguindo esse pensamento, durante seis anos, 11 professores da área de Comunicação Corporativa desenvolveram um livro, lançado pela Fundação Getúlio Vargas, acerca do assunto.
Todos, professores do programa de Educação Continuada no curso de Comunicação Corporativa da instituição, coordenados pelo professor Belmiro Ribeiro da Silva Neto (coordenador do curso em questão).
Neste livro demonstram técnicas estratégicas, que auxiliam no melhoramento e manutenção de uma imagem favorável destas instituições para seus públicos, sejam elas públicas ou privadas.Tal conhecimento exposto não é resultado somente do aprendizado técnico destes professores, mas como também da vivência com as questões tratadas, já que além de professores, são profissionais atuantes na área da comunicação coorporativa.
Talvez por isso a riqueza de detalhes e exemplificações que o livro nos traz sobre o assunto.Através da apresentação de diversos casos, conseguem demonstrar a realidade das organizações quanto a uma supervalorização destes públicos.
Estudam os distintos princípios e características que contribuem para a valorização da imagem organizacional, demonstrando-nos as mais variadas vertentes que impactam na melhoria da imagem de uma organização, e em como elas contribuem e interferem nas atitudes e ações estratégicas destas perante aos seus públicos.


* livro citado - Comunicação Corporativa e Reputação: construção e defesa da imagem favorável. Publicado em setembro de 2009 pela editora Saraiva, sob a autoria coordenada de Belmiro Ribeiro da Silva Neto.



Por Tamires Fontana

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Comunicação - RIO 2016

on 19:47
Segunda-feira, 12 de outubro de 2009




O Brasil lutou com unhas e dentes para trazer os Jogos Olímpicos para o Brasil, e agora é Rio em 2016, o trabalho feito por Relações Públicas foi extremamente plausível, o esforço realizado para tornar a candidatura mais reconhecida ante a empresa Brasileira trouxe visibilidade perante a empresa estrangeira. A estratégia de comunicação se estendeu entre, eventos, divulgação na internet, dossiê de candidatura, um vídeo de apresentação entre outros.
O slogan da candidatura do Brasil é: “Viva a sua paixão” demonstrando o amor que os Brasileiros têm por esportes.
Os jogos trarão mais visibilidade para o Brasil e como disse Leonardo Grynerm, diretor de comunicação da candidatura do Rio 2016, “você precisa mais do que uma Cidade Maravilhosa para ganhar uma candidatura”, é lógico que os cartões postais do Rio como, Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Baía de Guanabara mostraram toda a beleza e a cidade tem impressionando a todos, mas o que Grynerm quis mostrar com essa frase foi que o Rio tem uma história feliz com jogos, quando sediou os Jogos Pan- Americanos e os Jogos Sul-Americanos, que teve algumas falhas, mas saiu provando tem sim condições suficientes para sediar outros jogos a partir dali.
Ao contrário de todos os paises o Brasil fez uma apresentação extremamente técnica para só depois usar o discurso o Presidente para cumprir o papel emocional de forma implícita, "Digo com toda a franqueza que chegou a nossa hora. Entre as dez maiores economias, somos os únicos que nunca sediaram os Jogos Olímpicos. De todos os candidatos finalistas, somos os únicos que não tiveram as Olimpíadas. Para os outros, será apenas mais uma olimpíada. Para nós, será um momento único. Está na hora de corrigir o fato de a América do Sul nunca ter recebido os Jogos Olímpicos.” Disse Luiz Inácio Lula da Silva.
O Projeto teve grande sucesso, as técnicas de Relações Públicas trouxeram e ainda vão trazer muita visibilidade para o Brasil, tendo uma grande chance de ser sede da Copa de 2014, pois parte das obras de infra-estrutura para a Copa servirão para os jogos olímpicos.
Devemos aplaudir o plano de comunicação do Rio 2016, afinal foi com ele que trouxemos os Jogos Olímpicos para o Brasil.
Veja o vídeo institucional apresentado ao Comitê Olímpico Internacional:
Texto baseado no site: http://www.rio2016.com.br/
Por Juliana Chaves

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"Relações Públicas e Modernidade: Novos Paradigmas na Comunicação Organizacional"

on 21:23
Domingo, 11 de outubro de 2009


O livro “Relações Públicas e Modernidade: Novos Paradigmas na Comunicação Organizacional” de Margarida Kunsch está dividido em cinco capítulos, que primeiramente contam a história das Relações Públicas no Brasil, e depois discutem sobre a Comunicação Organizacional e a importância da Comunicação Integrada.
No Capítulo 4,”Relações Públicas: Em busca de novos paradigmas”, Kunsch comenta sobre um livro de James Grunig e Todd Hunt publicado em 1984, que discute quais são os quatro modelos que caracterizam a pratica de Relações Públicas ao longo de sua história até os dias atuais. Os modelos comentados foram: Imprensa/Propaganda, Informação Pública, Assimétrico de duas mãos e a visão mais moderna e que melhor equilibra os interesses da organização e de seus públicos, o Simétrico de duas mãos.
Esse modelo se baseia em pesquisas e na comunicação para administrar uma organização, e é o que melhor caracteriza as R.P. excelentes. Para que essa excelência seja atingida é necessário que sejam usadas mensagens e canais compreensíveis e sinceros, as áreas de comunicação devem estar integradas em um único departamento, deve conciliar os objetivos empresarias com as expectativas dos públicos-alvos. A Comunicação deve ser administrada de forma estratégica e planejada.
O livro também discute sobre o que é a comunicação integrada, definindo-a como uma junção da Comunicação Mercadológica (como Marketing, Propaganda, feiras, exposições...), Comunicação Institucional (como as R.P., Jornalismo, Assessoria de Imprensa...) e da comunicação interna. Para Margarida, na comunicação integrada as R.P. desempenharão a comunicação institucional, ou seja, deverá criar e instituir uma boa imagem e uma identidade corporativa da organização perante a opinião pública e a sociedade.


Para maiores informações, leia o livro: “Relações Públicas e Modernidade: Novos Paradigmas na Comunicação Organizacional” de Margarida Maria Krohling Kunsch, editora Summus, São Paulo, ano 1997.




Por Lívia Schoupal Gil Berrocal

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