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Cisco Systems e as redes colaborativas.

on 21:18
Sábado, 10 de outubro de 2009

A empresa CISCO SYSTEMS fabricante de equipamentos de telecomunicações simbolizou em 2008 a primeira grande "onda" da Internet baseada nas comunidades online para o ambiente empresarial. Foi pioneira na adoção da Intranet, ferramenta utilizada para redução de custos e ganho de agilidade. Inspirada nas redes sociais como Orkut, Wikipedia e You Tube, a Cisco conseguiu revolucionar o ambiente de trabalho, e com o uso da rede as vendas Online se tornaram uma realidade de ganhos e baixo custo.

A Cisco disponibilizou as wikis, sites para que os funcionários pudessem publicar e editar páginas com informações relevantes para a empresa. O “C Vision”, clone do You Tube na versão corporativa é utilizada para fazer treinamentos à distância.

Em maio de 2009 anunciou melhorias nas aplicações colaborativas utilizadas em reuniões, treinamentos, eventos e suporte. A empresa buscou expandir suas oportunidades no mercado global de colaboração, replicando o modelo que utiliza internamente para seus clientes.

A organização conseguiu com seu pioneirismo conquistar a liderança mundial em redes que estão transformando a maneira como as pessoas se conectam, comunicam e colaboram, tanto para seus funcionários como clientes.


Revista Exame edição 927, 24/09/2008, pg 118 a 120.

Por Simone da Conceição Duarte.

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Você sabe o que é um "Mediador da web 2.0" ?

on 17:48
Sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Com o advento da Internet, o aumento das redes sociais e o crescente engajamento dos internautas a estas ferramentas, surge um novo perfil profissional: o mediador de web 2.0.
O monitoramento online dessas comunidades online ( twitter, blog, orkut, facebook, entre outros ) é um meio que muitas empresas estão adotando para saber o que os consumidores estão pensando sobre seus produtos e serviços e qual imagem a organização está projetando para a sociedade.
Na web é possível monitorar vinte vezes mais pessoas do que no mundo real; em muitos casos já há comunidades que fazem elogio ou críticas a tais empresas que, quando estão conectadas a este tipo de serviço, têm a chance de responder aos questionamentos e resolver muitos problemas dos internautas – consumidores, melhorando assim a imagem da organização. O presidente da agência de comunicação IThink, Marcelo Trípoli, confirma esta necessidade: “ Esta mídia ( web 2.0 ) precisa ser trabalhada para os usuários. Vivemos um momento em que devemos transformar esta audiência em pessoas interagindo positivamente com a marca”.
Empresas como a Claro e a Microsoft já adotaram tais ferramentas e criaram canais de relacionamento com seus clientes. O Boticário também possui uma equipe responsável pelo relacionamento na web; neste caso a empresa tem como norma não entrar em contato com clientes pelas redes sociais e sim fazer um contato mais personalizado, na maioria das vezes por e-mail, com a premissa de não serem indiscretos ou invasivos.
É importante ressaltar que os profissionais dessa nova área devem ser devidamente treinados e orientados para que equívocos não ocorram; a web é um meio de comunicação extremamente veloz no que diz respeito à disseminação da informação e não há tempo para erros e muito menos para corrigi-los.
Ainda não há uma definição da formação específica que deve ter um mediador da web 2.0, mas já se sabe que o perfil é de uma pessoa que domine as ferramentas da Internet e todos os gadgets* relacionados a ela. Deve ser também capaz de analisar os cenários e de cruzar as informações com pesquisas qualitativas. Para o executivo da IThink, esta nova profissão tem uma mistura de habilidades de um Relações Públicas com analista de mercado e atendimento ao consumidor.



*Gadgets - São comumente chamados de gadgets dispositivos eletrônicos portáteis como PDAs, celulares, smartphones, tocadores mp3, entre outros. Em outras palavras, é uma "geringonça" eletrônica. ( Fonte Wikipedia - Enciclopédia Eletrônica) .


Mais sobre os gadgets em http://pt.wikipedia.org/wiki/Gadget

Por Leila Gomes de Freitas

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Planeta Sustentável

on 23:31
Quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Após comentarmos sobre a Editora Abril na postagem da Lívia, do dia 27/09 e sobre a sustentabilidade, postado pela Marcelly, do dia 01/10, postarei no dia de hoje, como complemento a estes dois textos sobre, um movimento promovido a três anos por grandes organizações, como: a Editora Abril, o Banco Real, a CPFL energia, a BUNGE, a SABESP e a Petrobras, chamado de Planeta Sustentável.

Este é movimento de comunicação que promove a discussão de ideias inovadoras nas áreas de ambiente, urbanismo, políticas públicas e responsabilidade corporativa. Partipam dele 36 revistas de grande circulação da Editora Abril e seus sites respectivos. O movimento elabora eventos e edita publicações próprias, como exemplo, um Manual de Etiqueta 2.0 criado para trasmitir informações para a incorporação da sustentabilidade no dia-a-dia das pessoas que assinam as revistas. Seu objetivo principal é levar a discussão da sustentabilidade ao grande público e suas dicas estão divididas em 5 capítulos que tratam: da Água, da Energia elétrica, da Cidadania, do Consumo e da Reciclagem.

As ideias sugeridas neste "livrinho" tem a intenção de conduzir a um consumo cada vez mais consciente paa economizar os recursos naturais do planeta e ajudar na formação de um novo modo de vida com menos impacto à esta e às futuras gerações.

"O futuro se faz agora."


Organizações da inovação:


Texto baseado: Manual de Etiqueta 2.0 (distribuído pela Editora Abril junto com os exemplares de suas revistas)



Por Debora G. Molina


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Comunicação Digital

on 12:40
Quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Hoje, o assunto apontado em sala de aula pela Professora Claúdia Rebechi que ministra a disciplina de Comunicação Organizacional foi a Comunicação Digital.

A comunicação corporativa contemporânea não só pelos aspectos tecnológicos, mas pela mudança social que as tecnologias digitais de informação e comunicação aportaram para ações de informar e comunicar tem sido considerada área estratégica cada vez mais significativa nas organizações. Não se pode pensar em comunicação em uma visão de planejamento integrado e alinhado à estratégia global da organização.

A comunicação organizacional tem por função estabelecer os canais de comunicação e ferramentas para que a empresa fale da melhor maneira possível com seu público.

Já a comunicação digital ocorre estratégicamente e integrada ao composto comunicacional da organização. Portanto, não podemos falar em comunicação digital nas organizações sem compreender e conhecer o plano estratégico de comunicação global. Pode ser definida como o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação para facilitar e dinamizar a construção de qualquer processo de comunicação integrada nas organizações.

Porém, nem toda tecnologia digital é adequada a proposta de comunicação integrada de uma dada organização. Por exemplo, é raro encontrar uma estratégia de comunicação digital de um hospital, se não for o primeiro hospital Nove de Julho que fez um site em Julho deste ano com assuntos de doenças, sobre a história do hospital, sobre seus funcionários, veja você também: http://www.pordentrodo9dejulho.com.br/

A comunicação digital se configura no ambiente corporativo na medida e na oportunidade em que a combinação entre proposta comunicacional e características do público tiver mais eficiência se realizada em ambiência digital.

Temos que definir e desenvolver no ambiente de comunicação organizacional o plano de comunicação digital integrada, baseado e sustentado pelo próprio plano de comunicação estratégica integrada.Tenho outro exemplo de uma empresa que faz todas as estratégias no ambiente digital,isso também pelo perfil do público que ela trabalha. A camisetaria, com a maioria de seus clientes jovens, possui vários ambientes digitais, como blog, twitter que fala dos novos modelos de camisetas, divulga concursos que a empresa faz com seus públicos, vídeos. Para saber mais entre http://www.camiseteria.com/.

Não podemos deixar de ponderar o tratamento comunicacional, visual e arquitetônico do material recuperado - aquilo que emerge nas telas de todos na empresa e nos clientes - que será determinante para o sucesso da comunicação digital. Uma ação de comunicação digital pode ter uma base de dados digitalizados muito eficiente e precisa, mas a interface construída para acesso e uso desses dados pode dificultar a relação usuário- informação.

Fonte das imagens: ecomunicacao.wordpress.com
Fonte do texto: Comunicação digital e novas mídias institucionais Parte 4 -Elizabeth Saad Corrêa

Por Marcelly Gomes da Rocha

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Clima Organizacional

on 23:53
Terça-feira, 6 de outubro de 2009
De forma simples, clima organizacional é a resposta às ações e diretrizes que a empresa toma. É o comportamento, as reações e atitudes do público interno de uma organização, em resposta àquilo que este vivencia quanto ao seu ambiente de trabalho ou em relação a empresa com a qual está vinculado. Algo simples, mas que muitas vezes não recebe o devido valor e atenção por parte dos dirigentes das organizações.

É através de pesquisas de clima organizacional, que podemos detectar possíveis falhas da organização, como em sua estruturação, na hierarquia de poder/liderança e na comunicação de uma forma geral. É desta forma que sabemos onde estamos acertando e onde estamos errando na gestão de uma empresa. Com estes resultados e análises, conseguimos traçar planos estratégicos mais bem elaborados e adequados aos princípios da organização e aos problemas que esta vivencia.

Na maioria dos casos, os problemas estão atrelados a falhas na liderança, na maneira como este profissional gera sua equipe. Segundo Alvaro Mello, de uma empresa de consultoria em desenvolvimento de pessoas, especializada em pesquisas organizacionais¹: “(...) os líderes são responsáveis por pelo menos 70% da satisfação do colaborador com sua empresa e que gente satisfeita com a empresa onde trabalha, é mais feliz, produtiva, comprometida e lucrativa, seja um lucro financeiro, social ou humano.


Fonte da imagem: iStock

¹ empresa citada: Carvalho & Mello Consultoria (http://www.carvalhoemello.com.br/)


Por Tamires Fontana


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"Um dia pela Paz"

on 21:12
Segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Como já foi citado em um post anterior, esse blog tem como objetivo divulgar o evento "Um dia pela Paz", promovido pelos alunos da Universidade Metodista do terceiro semestre de Relações Públicas.
Para isso, a sala foi dividida em departamentos para um melhor andamento do trabalho.
Os Departamentos são:
Departamento de Relações Externas que será responsável junto com a Associação Palavra Viva, pelo envio de convites e confirmações de presenças e pelos contatos externos que se fizerem necessários.
Departamento de Divulgação que será responsável pela divulgação do evento para a imprensa e pela divulgação externa por meio, principalmente, de instrumentos eletrônicos/virtuais (blogs, twitters, páginas de relacionamentos, etc.), tendo em vista a massificação das mensagens do projeto.
Departamento de Comunicação Interna (responsabilidade de nós, integrantes da Target) que será responsável pela divulgação do evento no âmbito interno da Universidade. Para tanto, deverá também se utilizar dos instrumentos impressos e virtuais, como no item anterior.
Departamento de Captação de Recursos que será responsável pela captação de apoios e patrocínios que viabilizem a realização do evento e a produção do material de apoio.
Departamento de Eventos que será responsável pela supervisão da execução do evento, da qual todos os departamentos deverão participar.”
Cada departamento terá de fazer um projeto para o evento “Um dia pela Paz” mostrando seus objetivos e seu projeto de ação.
O evento “Um dia pela Paz” não será somente um trabalho acadêmico para o nosso departamento, de Comunicação Interna, mas também uma oportunidade de nos mobilizarmos pela causa, auxiliando a ONG na qual temos o conhecimento, em futuras postagens divulgaremos nosso projeto de ação e falaremos mais sobre o evento e a Associação Palavra Viva.
Texto baseado no Regulamento do trabalho padrão III semestre 2009 de João Evangelista Teixeira

Fonte da imagem: http://www.apv.org.br/

Por Juliana Chaves

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A importância do Jornal Mural para a comunicação organizacional

on 09:37
Domingo, 4 de outubro de 2009

Existem inúmeros instrumentos para que a comunicação organizacional seja eficiente. Hoje, ferramentas como o jornal mural, foram substituídas pela tecnologia e inovação dos Blogs Corporativos, Podcasts e Twitters.
Os comunicadores deveriam lembrar da importância do Jornal Mural dentro da organização, pois ele é um instrumento comunicador acessível a todos os funcionários, independente do horário, extremamente eficaz para que as informações organizacionais sejam disseminadas e de baixíssimo custo.
De acordo com Fábio França: “O Jornal Mural deve ser utilizado como instrumento específico de informação para os funcionários da organização, pois deve ser tratado como um jornal, e não como um espaço livre para colar notícias aleatoriamente.”.
Para que esse veículo seja eficiente, ele deve ser planejado, possuir uma programação editorial e visual, pautado diariamente e, sobretudo, definir quais serão seus objetivos dentro da organização. Ele deve ser essencialmente dirigido ao público interno (funcionários) e promover a integração, orientação e incentivo a eles.
Para França, o mais importante a ser lembrado é que: “O jornal Mural não pode ser peça isolada, mas parte importante de todo o processo de comunicação corporativa da organização”.

Por Lívia Schoupal Gil Berrocal

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