Você sabe o que é um "Mediador da web 2.0" ?
O monitoramento online dessas comunidades online ( twitter, blog, orkut, facebook, entre outros ) é um meio que muitas empresas estão adotando para saber o que os consumidores estão pensando sobre seus produtos e serviços e qual imagem a organização está projetando para a sociedade.
Na web é possível monitorar vinte vezes mais pessoas do que no mundo real; em muitos casos já há comunidades que fazem elogio ou críticas a tais empresas que, quando estão conectadas a este tipo de serviço, têm a chance de responder aos questionamentos e resolver muitos problemas dos internautas – consumidores, melhorando assim a imagem da organização. O presidente da agência de comunicação IThink, Marcelo Trípoli, confirma esta necessidade: “ Esta mídia ( web 2.0 ) precisa ser trabalhada para os usuários. Vivemos um momento em que devemos transformar esta audiência em pessoas interagindo positivamente com a marca”.
Empresas como a Claro e a Microsoft já adotaram tais ferramentas e criaram canais de relacionamento com seus clientes. O Boticário também possui uma equipe responsável pelo relacionamento na web; neste caso a empresa tem como norma não entrar em contato com clientes pelas redes sociais e sim fazer um contato mais personalizado, na maioria das vezes por e-mail, com a premissa de não serem indiscretos ou invasivos.
É importante ressaltar que os profissionais dessa nova área devem ser devidamente treinados e orientados para que equívocos não ocorram; a web é um meio de comunicação extremamente veloz no que diz respeito à disseminação da informação e não há tempo para erros e muito menos para corrigi-los.
Ainda não há uma definição da formação específica que deve ter um mediador da web 2.0, mas já se sabe que o perfil é de uma pessoa que domine as ferramentas da Internet e todos os gadgets* relacionados a ela. Deve ser também capaz de analisar os cenários e de cruzar as informações com pesquisas qualitativas. Para o executivo da IThink, esta nova profissão tem uma mistura de habilidades de um Relações Públicas com analista de mercado e atendimento ao consumidor.
Planeta Sustentável
Após comentarmos sobre a Editora Abril na postagem da Lívia, do dia 27/09 e sobre a sustentabilidade, postado pela Marcelly, do dia 01/10, postarei no dia de hoje, como complemento a estes dois textos sobre, um movimento promovido a três anos por grandes organizações, como: a Editora Abril, o Banco Real, a CPFL energia, a BUNGE, a SABESP e a Petrobras, chamado de Planeta Sustentável.
Por Debora G. Molina
Comunicação Digital
Hoje, o assunto apontado em sala de aula pela Professora Claúdia Rebechi que ministra a disciplina de Comunicação Organizacional foi a Comunicação Digital.
A comunicação corporativa contemporânea não só pelos aspectos tecnológicos, mas pela mudança social que as tecnologias digitais de informação e comunicação aportaram para ações de informar e comunicar tem sido considerada área estratégica cada vez mais significativa nas organizações. Não se pode pensar em comunicação em uma visão de planejamento integrado e alinhado à estratégia global da organização.
A comunicação organizacional tem por função estabelecer os canais de comunicação e ferramentas para que a empresa fale da melhor maneira possível com seu público.
Já a comunicação digital ocorre estratégicamente e integrada ao composto comunicacional da organização. Portanto, não podemos falar em comunicação digital nas organizações sem compreender e conhecer o plano estratégico de comunicação global. Pode ser definida como o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação para facilitar e dinamizar a construção de qualquer processo de comunicação integrada nas organizações.
Porém, nem toda tecnologia digital é adequada a proposta de comunicação integrada de uma dada organização. Por exemplo, é raro encontrar uma estratégia de comunicação digital de um hospital, se não for o primeiro hospital Nove de Julho que fez um site em Julho deste ano com assuntos de doenças, sobre a história do hospital, sobre seus funcionários, veja você também: http://www.pordentrodo9dejulho.com.br/
A comunicação digital se configura no ambiente corporativo na medida e na oportunidade em que a combinação entre proposta comunicacional e características do público tiver mais eficiência se realizada em ambiência digital.
Temos que definir e desenvolver no ambiente de comunicação organizacional o plano de comunicação digital integrada, baseado e sustentado pelo próprio plano de comunicação estratégica integrada.Tenho outro exemplo de uma empresa que faz todas as estratégias no ambiente digital,isso também pelo perfil do público que ela trabalha. A camisetaria, com a maioria de seus clientes jovens, possui vários ambientes digitais, como blog, twitter que fala dos novos modelos de camisetas, divulga concursos que a empresa faz com seus públicos, vídeos. Para saber mais entre http://www.camiseteria.com/.
Não podemos deixar de ponderar o tratamento comunicacional, visual e arquitetônico do material recuperado - aquilo que emerge nas telas de todos na empresa e nos clientes - que será determinante para o sucesso da comunicação digital. Uma ação de comunicação digital pode ter uma base de dados digitalizados muito eficiente e precisa, mas a interface construída para acesso e uso desses dados pode dificultar a relação usuário- informação.
Fonte das imagens: ecomunicacao.wordpress.com
Fonte do texto: Comunicação digital e novas mídias institucionais Parte 4 -Elizabeth Saad Corrêa
Por Marcelly Gomes da Rocha
Clima Organizacional
É através de pesquisas de clima organizacional, que podemos detectar possíveis falhas da organização, como em sua estruturação, na hierarquia de poder/liderança e na comunicação de uma forma geral. É desta forma que sabemos onde estamos acertando e onde estamos errando na gestão de uma empresa. Com estes resultados e análises, conseguimos traçar planos estratégicos mais bem elaborados e adequados aos princípios da organização e aos problemas que esta vivencia.
Na maioria dos casos, os problemas estão atrelados a falhas na liderança, na maneira como este profissional gera sua equipe. Segundo Alvaro Mello, de uma empresa de consultoria em desenvolvimento de pessoas, especializada em pesquisas organizacionais¹: “(...) os líderes são responsáveis por pelo menos 70% da satisfação do colaborador com sua empresa” e que “gente satisfeita com a empresa onde trabalha, é mais feliz, produtiva, comprometida e lucrativa”, seja um lucro financeiro, social ou humano.
Fonte da imagem: iStock
¹ empresa citada: Carvalho & Mello Consultoria (http://www.carvalhoemello.com.br/)
Por Tamires Fontana
"Um dia pela Paz"
Para isso, a sala foi dividida em departamentos para um melhor andamento do trabalho.
Os Departamentos são:
Departamento de Relações Externas que será responsável junto com a Associação Palavra Viva, pelo envio de convites e confirmações de presenças e pelos contatos externos que se fizerem necessários.
Departamento de Divulgação que será responsável pela divulgação do evento para a imprensa e pela divulgação externa por meio, principalmente, de instrumentos eletrônicos/virtuais (blogs, twitters, páginas de relacionamentos, etc.), tendo em vista a massificação das mensagens do projeto.
Departamento de Comunicação Interna (responsabilidade de nós, integrantes da Target) que será responsável pela divulgação do evento no âmbito interno da Universidade. Para tanto, deverá também se utilizar dos instrumentos impressos e virtuais, como no item anterior.
Departamento de Captação de Recursos que será responsável pela captação de apoios e patrocínios que viabilizem a realização do evento e a produção do material de apoio.
Departamento de Eventos que será responsável pela supervisão da execução do evento, da qual todos os departamentos deverão participar.”
A importância do Jornal Mural para a comunicação organizacional
COMUNICADO
Gostaríamos de pedir desculpas a todos que, por ventura estivessem interessados e assim, nos mandar um e-mail para que quando tivermos uma nova data possamos entrar em contato.
Qualque dúvida ou interesse no evento, entrar em contato pelo e-mail:
agenciatargetrp@gmail.com
Nosso logo
Target Comunicação
Pretende-se esclarecer qual o papel da Comunicação nas organizações públicas e privadas e que este espaço também seja utilizado como um exercício de reflexão e atualização para profissionais e estudantes da área.
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