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Geração X e Y

on 22:01
Sábado, 26 de setembro de 2009
Assisti a uma palestra a qual foi abordado o tema: Mercado de Trabalho e suas tendências. Dentro desse contexto a palestrante Luci Massironi da empresa Viva Talentos Humanos explicou o que é geração X e Y e como podemos caracterizar essas pessoas.

Os filhos dos baby boomers (1923 a 1960) foram considerados os primeiros membros da geração X. Eles marcaram o surgimento da televisão e seus descendentes mais atuais possuem idade entre 31 a 49 anos. Já a nova geração Y nasceu e cresceu com a Internet, os celulares e todas as novas tecnologias. Como resultado, os Y tem mais acesso a informação do que qualquer outra anterior.


Geração Y são jovens com grande potencial de liderança e empreendedorismo, eles são ambiciosos e buscam dedicar-se a projetos que representem suas causas, reconhecimento e evolução rápida na carreira. Suas principais características são: a confiança, que faz com que seus integrantes possuam uma auto-estima positiva e que estejam preparados para superar todos os desafios; sejam vencedores responsáveis e que valorizam a empregabilidade, não a fidelidade. Eles podem ser também esperançosos e otimistas, pois acreditam no futuro e ao mesmo tempo, também não lidam bem com restrições.


Os indivíduos desta geração acreditam no futuro e no papel que desempenham dentro dele, gostam de um local de trabalho desafiante e agradável, sendo também bastante divertidos. Procuram traçar metas que sejam ousadas e estão sempre dispostos a correr riscos. Tem pressa de construir suas carreiras e sabem lidar muito bem com mudanças em geral.


A marca registrada da geração Y é o imediatismo, a insubordinação e a impaciência que são pontos que podem prejudicar a carreira destes jovens. Mas, as empresas, com certeza, podem esperar desta geração um enorme senso de justiça no ambiente de trabalho, apostando fortemente no trabalho em equipe e no poder coletivo. E o melhor é que podem ser leais e quase fanáticos a pessoas e instituições que atendam as necessidades de significado e propósito. Engajados em questões de responsabilidade social pensam no bem maior num ambiente sustentável e no equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.


Por Simone da Conceição Duarte

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Cuidando de Santos, Cuidando de Você

on 23:30
Sexta-feira, 25 de setembro de 2009
"Cuidando de Santos, cuidando de você", este é o slogan da Libra Terminais. Raro encontrar alguém na cidade de Santos que não conheça a empresa ou que nunca tenha ouvido esta frase, ao menos uma vez na vida.
Com um projeto bastante ousado de comunicação interna e com a comunidade santista e com altos investimentos em treinamentos e recrutamentos de funcionários, a Libra parece estar alcançando seus objetivos: hoje, em meio a crise mundial, ela negocia a construção de um megaterminal na cidade que movimentará bilhões de reais no maior porto da América Latina.
As propagandas da Libra Terminais são veiculadas em horário nobre, na emissora de televisão local, afiliada à Rede Globo. Os depoimentos de funcionários e ex-funcionários são, muitas vezes, emocionantes. Protagonistas das propagandas, eles contam de suas vidas profissionais, suas famílias, filhos, netos, bisnetos. Detalhe: todos nascidos e moradores de Santos. Sem exceção.
As parcerias da empresa com ONGs e projetos da comunidade também são bastante divulgadas.
Em muitos destes projetos há uma parceria entre a Libra Terminais e a Prefeitura de Santos, em conjunto com o Rotary Club e outras associações de renome. Um dos projetos mais importantes e divulgados em é o Arte no Dique ( do qual são mantenedores ) , que desenvolve um trabalho com crianças e jovens que vivem sobre palafitas em uma das regiões mais pobres de Santos.
Através de ações como essas, junto à comunidade local, aliadas ao crescente investimento na região e envolvimento social, a Libra Terminais está conquistando o espaço que queria. Na próxima sexta-feira discorreremos mais especificamente sobre os projetos de comunicação interna desta empresa e de suas relações com a comunidade, trazendo opiniões e entrevistas de funcionários que trabalham ou já trabalharam por lá.

Por Leila Freitas


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A Associação Palavra Viva

on 13:03
Quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Neste 3º semestre do Curso de Relações Públicas da Universidade Metodista iremos desenvolver um trabalho integrado, no qual envolve a maioria das matérias junto com a Associação Palavra Viva, uma ONG sem fins lucrativos que trabalha os direitos humanos, a ética e a ecologia.

Nosso objetivo é criarmos uma nova disciplina para as crianças e que terá seu início no Colégio Espírito Santo, que está localizado na Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo – SP, para ajudar na construção da paz e superação de conflitos e da violência.

A sala foi dividida por departamentos, para uma melhor organização e estaremos desenvolvendo atividades diferentes, porém com o mesmo objetivo. Em especial iremos trabalhar com o departamento de comunicação interna, contribuindo para a implantação de uma cultura de paz no âmbito da Universidade Metodista, mediante divulgação do trabalho por nós realizado.

Em futuras postagens, colocaremos mais notícias do desenvolvimento do projeto.

Você também pode participar da Rede de Voluntários e o melhor é que não é necessário ser profissional da área de Comunicação. Os serviços podem ser prestados à própria comunidade em nome da Associação Palavra Viva. E lembre- se não importa o local do Brasil onde mora.

´´... é possível superar a violência, o ódio e a injustiça.
Depende de mim, depende de você.
Depende de todos NÓS!``


*Fonte http://www.apv.org.br/
colegioespiritosanto.com.br/







Por Marcelly Gomes da Rocha

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As modalidades da comunicação

on 21:02
Quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Existem quatro tipos de modalidades que definem a comunicação organizacional/empresarial: a Administrativa, a Institucional, a Mercadológica e a Interna. Elas são diferentes entre si e não tem os mesmos significados para as organizações, o que mostra a importância da compreensão de cada uma e de que forma são utilizadas.

A primeira, Administrativa, pode ser resumida por, transmissão de regras e normas, o que direciona a comunicação para os funcionários, estendendo-se apenas para as respectivas famílias;

A Institucional, através das relações públicas define os aspectos que estão relacionados com a missão, a visão, os valores e a filosofia que a organização prega para seu público e funcionários;

A Mercadológica é a que reforça o valor e a imagem de suas marcas, bem como, de seus produtos e serviços, colocando-os em evidência e, consequentemente, trazendo benefícios a seu favor.
Como no caso da "utilização" da globalização, que tem sido uma grande vantagem para esta comunicação, principalmente, porque é através dela que nos últimos anos tem sido realizadas pesquisas com os consumidores das empresas, através do meio de comunicação mais comum utilizado atualmente, a Internet;

E finalmente e não menos importante, a Interna que trabalha sempre junto com a administração e tem como objetivos disponibilizar informações, como por exemplo, na Intranet, utilizada pelos/para os funcionários e assim envolve-los nos projetos desenvolvidos pela empresa; além de desenvolver o conhecimento dos mesmos, sobre os valores e objetivos da organização; a motivação e a integração entre todos os que trabalham no mesmo ambiente.


*Conceitos baseados nos estudos das aulas de Comunicação Organizacional da Profª. Claudia Rebechi (UMESP) e no site http://www.comunicacaoempresarial.com.br/

DICA: Assistir o vídeo da entrevista com o palestrante Mario Persona comentando sobre a Comunicação Interna - link: http://www.youtube.com/watch?v=LHmg_1XOrcc

Por Debora G. Molina


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Comunicação organizacional

on 23:40
Terça-feira, 22 de setembro de 2009
Segundo Margarida Kunsch devemos agregar comunicação interna, administrativa, institucional e mercadológica formando um só tipo de comunicação, a integrada. Esta é uma comunicação de caráter estratégico e que não é dividido em comunicação externa ou interna, formando assim um mix, que apesar de suas diferenças desenvolvem uma comunicação eficaz para a organização.

A comunicação administrativa ajuda a empresa a lidar com os processos e fluxos dentro da organização. Margarida Kunsh resume muito bem o que é comunicação administrativa em seu livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação integrada: “Comunicação administrativa é aquela que se processa dentro da organização, no âmbito das funções administrativas; é a que permite viabilizar todo o sistema organizacional, por meio de uma confluência de fluxos”. Então é a comunicação que organiza as funções administrativas a fim de manter em bom funcionamento do sistema organizacional. Comunicação interna tem como objetivo principal informar setores dentro de uma organização. Os funcionários são o foco neste processo e, portanto, visa garantir a satisfação e o prazer de trabalhar na empresa, além de proporcionar uma “imagem” positiva e criar uma interação entre funcionário e empresa beneficiando ambas as partes.


Comunicação mercadologia visa à divulgação publicitária em torno do “produto” da empresa, está inteiramente ligada ao marketing e suas estratégias para alcançar seu objetivo.
Comunicação institucional constrói uma identidade positiva para ser passada aos interesses da organização a fim de conquistar uma imagem de credibilidade e confiança perante a sociedade e seus interesses públicos.


Depois de entendermos o que significa cada comunicação podemos compreender porque Margarida Kunsh diz em seu livro que devemos trabalhar com todas as comunicações formando uma comunicação integrada assim justificando que com essa construimos uma comunicação mais eficaz.

Fonte: KUNSCH, Margarida Maria. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summuns editorial. São Paulo, 2002.
Por Juliana Chaves

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Comunicação Organizacional e o novo cenário globalizado

on 22:13
Segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Em um blog voltado à divulgação de temáticas direcionadas a um melhor entendimento do que vem a ser “comunicação organizacional”, suas relações e aplicações, nada mais condizente do que dar início com uma postagem genérica e simplista, para melhor introduzir o tema para leigos no assunto.
Quando falamos em comunicação, as pessoas já subentendem que nos referimos a um processo de troca de informações ou então de inter-relações entre duas ou mais partes. Quando especificamos a comunicação voltada a uma organização, direcionamos este processo comunicativo aos aspectos que envolvem a organização e seus públicos e o meio ao qual está inserido, ou seja, trabalha tanto com seus públicos internos como externos.
Com o desenvolvimento do sistema capitalista internacional, no final do século XIX, as organizações vivenciam um rápido processo desenvolvimentista, o que traz à tona uma maior preocupação com essas inter-relações internas e externas. Com isso, algumas técnicas administrativas e comunicacionais passam a ser mais valorizadas e aplicadas nesta nova fase de estruturação organizacional.

Esta estruturação é possibilitada por meio de um intenso estudo que passa a ser desenvolvido sobre ambos os públicos, a fim de caracterizá-los e planificá-los dentro destas novas estruturas organizacionais. Assim, começam a existir diversas teorias tanto direcionadas a esta planificação dos públicos, quanto a aplicação das técnicas desenvolvidas, criando-se teorias e interpretações distintas, que envolvem as mais diversas vertentes englobadas pelo processo comunicativo.

No decorrer deste blog, falaremos mais detidamente e com maior riqueza de detalhes sobre tais técnicas e teorias, assim como a forma com que elas se aplicam neste novo cenário globalizado.

Fonte da imagem: http://tudocomunicacao.blogspot.com/2008/10/comunicaoorganizacional-e.html

Por Tamires Fontana


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Sejam muito bem vindos!

on 20:02
Domingo, 20 de setembro de 2009
Este blog tem como foco principal apresentar as funções da Comunicação Organizacional, seus objetivos, técnicas e aplicações no mundo moderno. Através de artigos retirados de jornais, revistas e outras publicações, materiais fornecidos e discutidos em aula, entrevistas com profissionais da área, entre outros, pretendemos esclarecer qual o papel da Comunicação nas empresas e organizações públicas e privadas.

No cenário contemporâneo, onde as empresas buscam uma ascendência e um posicionamento no mercado, a Comunicação Organizacional exerce um papel essencial e é uma ferramenta absolutamente necessária para que muitos projetos sejam bem sucedidos.

Mais do que nunca, o enfoque está na excelência e ela só é possível através do uso correto e eficaz das ferramentas de comunicação. As informações circulam de maneira rápida e multidirecional e sobrevivem aqueles que conseguem entendê-las, decodificá-las e acompanhá-las.
Queremos que este espaço seja utilizado como um exercício de reflexão e atualização para profissionais e estudantes da área.
Por Target Comunicação

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