0

COP-15 e os impactos em nosso cotidiano

Sexta-feira, 04 de dezembro de 2009
Acontecerá nos dias 7 a 18 de dezembro, na cidade de Copenhague (capital da Dinamarca) a 15ª Conferência das Partes da ONU. A reunião que conta com a participação de 193 países membros da UNFCCC ( United Nations Framework Convention on Climate Change¹), tem como objetivo promover um acordo climático entre os países e impedir que a temperatura do planeta suba mais do que 2°C até o final do século.
O principal questionamento é de que maneira tais decisões podem interferir no cotidiano da sociedade. O acordo global deve afetar, de forma direta ou indireta, a forma como vivemos, como consumimos, como usamos os recursos energéticos, meios de transporte, entre outros. Para o professor da PUC e economista Ladislau Dowbor, esta é uma oportunidade de sermos mais racionais e mais conscientes de nosso papel como cidadãos.
O pós-Copenhague promete ser impactante na vida de muitas pessoas, principalmente devido às taxações de atividades e produtos, de acordo com a quantidade de gases de efeito estufa emitidos durante o processo de produção.
A partir das exigências feitas neste acordo, muitos especialistas acreditam que novas profissões devem surgir no mercado, especialmente aquelas ligadas às áreas de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.
As Organizações Não-Governamentais Greenpeace e Tic Tac Tic Tac, criaram outdoors (ver foto) que criticam a falta de colaboração dos líderes mundiais contra o aquecimento global. Por outro lado, de acordo com o site Planeta Sustentável (editora Abril), o Brasil é o país que mais pode ter esperanças de mudanças e utilização de novas energias limpas e tecnologias ecologicamente responsáveis.
Fica a reflexão para todos os Relações Públicas quanto ao papel da profissão neste cenário e conscientização da comunidade e empresas, que almejem um desenvolvimento - e não apenas um crescimento - sustentável.
¹ Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
Tradução foto-"Desculpem-me. Nós poderíamos ter evitado mudanças climáticas catastróficas... não o fizemos."

Fontes:
Por Leila Freitas

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Target Comunicação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.