0

A violência nas Escolas

on 20:11
Terça-feira, 17 de novembro de 2009

Realizamos uma pesquisa com professores da rede pública e privada sobre a violência nas escolas, que irá coloborar com o evento "Um Dia pela Paz" e com a Associação Palavra Viva, já antes mencionados neste blog. Esta pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 17 de novembro de 2009.

Confirmando os dados anteriormente obtidos através da pesquisa da UDEMO, realizada em 2000, todos os educadores já sofreram ou presenciaram algum tipo de violência que, de acordo com os entrevistados, partiram de alunos dentro das escolas. Tais atos violentos vão desde depredações ao espaço público até agressões físicas e psíquicas, ameaças, sequestros e tiroteios. Para todo e qualquer tipo de violência dentro dos estabelecimentos de ensino, são aplicadas advertências aos alunos envolvidos.
Com relação aos índices de violência no ambiente escolar, no ano de 2000, a UDEMO afirmou que 44 % dos educadores percebiam um aumento; de acordo com a presente pesquisa, cem por cento dos professores afirmam que a violência aumentou nas escolas e concordam que o motivo deste aumento é a falta de participação dos pais na educação: 66,66% afirmam que os pais devem participar da educação de seus filhos através da conversa e repreendê-los quando necessário, os outros 33,33% também concordam com a participação dos pais na educação, porém além de repreendê-los devem também castigá-los, quando necessário.
Os educadores, assim como concluído na pesquisa da UDEMO, concordam que deve haver uma participação do Estado como medida de prevenção à violência, utilizando, por exemplo, policiamento dentro das escolas.
A totalidade dos entrevistados não conhece a Associação Palavra Viva, uma ONG que tem o objetivo de disseminar a paz através de uma disciplina específica que deverá ser implantada na grade curricular dos alunos do ensino fundamental. Esta proposta será apresentada através do evento “Um Dia Pela Paz”, com dia, horário e cronograma anteriormente comentados.
Questionamos, portanto, se os educadores acreditam que um movimento em prol da paz pode ser benéfico à sociedade, obtendo 100% de concordância; entretanto apenas 66,66% dos entrevistados acreditam que esta disciplina será muito importante para o desenvolvimento da educação dos alunos e 33,33% acham que esta disciplina será pouco importante. Todos os educadores acreditam que a implantação da disciplina de paz pouco melhoraria ou não melhoraria as atitudes violentas dos jovens e adolescentes dentro das instituições de ensino brasileiras.

O que acontecerá com o futuro do Brasil e das crianças e adolescente que aqui vivem? O que devemos fazer para acabar com a violência que tanto nos assusta?


Fonte: Projeto de Pesquisa realizado por nós da Target para a disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Relações Públicas, ministrada pelo professor Renato Cavalero.


Por Lívia Schoupal Gil Berrocal

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Target Comunicação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.