0

Público Interno: novos desafios da comunicação.

on 23:44
Sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Os meios de comunicação interna utilizados hoje, na maioria das empresas, alcançaram um nível de excelência nos últimos anos, deixando de lado os materiais mal impressos e mal elaborados e dando lugar às mais modernas ferramentas que o mercado disponibiliza. Entretanto, utilizar-se de tais meios não siginifica que o plano de comunicação será eficaz.

Segundo pesquisa realizada em agosto de 2009 pela Databerje¹, exclusiva para a revista Valor, apenas 31% das mil empresas entrevistadas afirmaram que a comunicação interna é estratégica; para outras 34,7% os principais temas são referentes ao cotidiano da empresa e 14,3% disseram que os assuntos do RH são os que recebem maior atenção.

Para Suzel Figueiredo, diretora da Databerj e coordenadora da pesquisa, algumas organizações ainda encaram usam o setor de comunicação como um simples prestador de serviços e não entendem que as pessoas têm limites na retenção das mensagens.

Outro fato bastante interessante é que, segundo a pesquisa, a área de comunicação finalmente conquistou seu espaço e a confiança da alta gestão: 90% dos entrevistados disseram que o setor tem a confiança do presidente e dos diretores e é valorizada não somente nos momentos de crise.

Em 59,6% das empresas, os processos de comunicação interna são avaliados e este índice sobe para 74,5% quando tratamos de empresas estrangeiras.

De acordo a diretora de comunicação da BASF, Gislaine Rosseti " A área [de comunicação interna] pode fazer um excelente trabalho, mas é apenas um meio, não é responsável por motivar, por assegurar que a informação foi absorvida". Ela acredita que os líderes devem ser preparados para serem bons comunicadores e porta - vozes da estratégia organizacional.

¹ Databerj - Instituto de Pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
Baseado no artigo Público Interno / Internal Audience. Revista Valor Setorial , Novembro 2009, páginas 54 a 58.
Por Leila Freitas

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Target Comunicação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.