0

Seminário Não-violência, Direitos Humanos e Segurança Cidadã: um desafio de Comunicação e Cultura.

on 23:23
Sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Aconteceu no último dia 09 de novembro o Seminário “Não-violência, Direitos Humanos e Segurança Cidadã: um Desafio de Comunicação e Cultura Segunda”, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O objetivo do seminário foi trazer à tona a importância de uma fusão entre teorias, ações sociais e educação, possibilitando uma sociedade mais justa, com sérias políticas sociais e ambientais e a construção de cidadãos conscientes do papel na sociedade.

Para a professora Lia Diskin ¹ " o maior problema a ser enfrentado é uma crescente naturalização da violência". Estamos acostumados a ver e viver a violência em nosso cotidiano e isto torna-se corriqueiro, natural. Segundo a professora , é preciso desnaturalizar tais hábitos que tornaram-se naturais no caos que vivemos hoje.

É neste cenário que está o papel da comunicação como transformadora e criadora de redes sociais, movimentos e organizações que inspirem mudanças, em um âmbito geral e não limitado a pequenos grupos ou setores.

" É hora da Não-violência, como a base do biológico, do psíquico e do social ser assumida pela Academia, pela Sociedade e pelo Estado", afirma o Professor Evandro Vieira Ouriques, professor e coordenador do NETCCON – Núcleo de Estudos Trandisciplinares de Comunicação e Consciência da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ).

Fica, portanto, a reflexão do papel do Comunicador e, em especial, do Relações Públicas, para a Educação e promoção do bem estar social, visando um mundo mais sustentável e uma mídia que promova o verdadeiro sentido da palavra Paz.

¹ Profa. Lia Diskin Formada em Jornalismo, com especialização em Crítica Literária. É co-fundadora da Associação Palas Athena e criadora de dezenas de programas culturais e sócio-educativos. Coordenadora do Comitê Paulista para a Década de Paz, um programa da UNESCO.
Leia mais em:

Por Leila Freitas

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Target Comunicação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.