0

Motivados a fazer parte de uma nova organização

on 22:23
Segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Um dos grandes desafios é: como tornar pessoas passivas em pessoas ativas a fim de construir um trabalho melhor para a organização e para si mesmo?
Motivados a fazer parte de uma nova organização

O grande desafio é: como tornar pessoas passivas em pessoas ativas a fim de construir um trabalho melhor para a organização e para eles mesmos? Pensar no futuro da empresa para um funcionário já basta para se tornarem dinâmicos, para tornar uma empresa dinâmica e visionária. Ela é quem tem que começar a pensar em mudar sua estrutura e seu modo de comportamento com seus funcionários.

Tarefas repetitivas, cargos individualizados e visão mecanicista e fechada são chamadas de barreiras organizacionais e precisam ser imediatamente removidas, para que haja uma melhoria na motivação organizacional.

Desconfiança, autocracia, conservadorismo, espírito burocráticos são chamados de barreiras culturais e dão ênfase na motivação negativa.

Para existir uma motivação positiva dentro de uma empresa, a rigidez deve ser tomada pela liberdade e criatividade. Por isso, deve haver preocupação com a busca pela inteligência e pelo conhecimento nas competências pessoais de cada funcionário. A empresa deve dar espaço para seus colaboradores trabalharem e passarem a ter um espírito empreendedor.

Ao invés da empresa prender, punir e acorrentar seus funcionários ela deve incentivar, ajudar, recompensar e estimular estes a começarem a direcionar seus pensamentos para melhores resultados.

A “alma do negócio” está na forma com que a empresa lida com seus funcionários e da forma que ela extrai o melhor deles.
A mudança é importante para a modernização das organizações, é preciso saber motivá-las e incentivá-las. O apoio das pessoas já é meio caminho trilhado, a aceitação é o caminho da motivação para chegarem ao caminho destinado. Saber motivar para um comunicador é extremamente necessário, liderança, orientação e comunicação são as palavras que uma organização não pode esquecer na hora da mudança.

No mundo de hoje, competitivo e dinâmico, o sucesso organizacional depende da união, ter funcionários motivados faz toda a diferença.
.
MANEIRAS DE OBTER APOIO DAS PESSOAS PARA AS MUDANÇAS:

* Remoção das barreiras organizacionais
* Comunicação a respeito dos rumos da liderança
* Preservação dos empregos das pessoas
* Busca de apoio de todas as pessoas
* Envolvimento de todos com o sistema
*Remoção das barreias culturais
*Liderança para orientar a mudança
*Ampla utilização de equipes
* Participação e envolvimento de todas as pessoas
*Recompensas compartilhadas

Fonte: Visão e ação estratégica de Francisco Gomes de Matos e Idalberto Chiavenato

Por Juliana Chaves

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Target Comunicação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.