1

Você sabe o que é um "Mediador da web 2.0" ?

on 17:48
Sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Com o advento da Internet, o aumento das redes sociais e o crescente engajamento dos internautas a estas ferramentas, surge um novo perfil profissional: o mediador de web 2.0.
O monitoramento online dessas comunidades online ( twitter, blog, orkut, facebook, entre outros ) é um meio que muitas empresas estão adotando para saber o que os consumidores estão pensando sobre seus produtos e serviços e qual imagem a organização está projetando para a sociedade.
Na web é possível monitorar vinte vezes mais pessoas do que no mundo real; em muitos casos já há comunidades que fazem elogio ou críticas a tais empresas que, quando estão conectadas a este tipo de serviço, têm a chance de responder aos questionamentos e resolver muitos problemas dos internautas – consumidores, melhorando assim a imagem da organização. O presidente da agência de comunicação IThink, Marcelo Trípoli, confirma esta necessidade: “ Esta mídia ( web 2.0 ) precisa ser trabalhada para os usuários. Vivemos um momento em que devemos transformar esta audiência em pessoas interagindo positivamente com a marca”.
Empresas como a Claro e a Microsoft já adotaram tais ferramentas e criaram canais de relacionamento com seus clientes. O Boticário também possui uma equipe responsável pelo relacionamento na web; neste caso a empresa tem como norma não entrar em contato com clientes pelas redes sociais e sim fazer um contato mais personalizado, na maioria das vezes por e-mail, com a premissa de não serem indiscretos ou invasivos.
É importante ressaltar que os profissionais dessa nova área devem ser devidamente treinados e orientados para que equívocos não ocorram; a web é um meio de comunicação extremamente veloz no que diz respeito à disseminação da informação e não há tempo para erros e muito menos para corrigi-los.
Ainda não há uma definição da formação específica que deve ter um mediador da web 2.0, mas já se sabe que o perfil é de uma pessoa que domine as ferramentas da Internet e todos os gadgets* relacionados a ela. Deve ser também capaz de analisar os cenários e de cruzar as informações com pesquisas qualitativas. Para o executivo da IThink, esta nova profissão tem uma mistura de habilidades de um Relações Públicas com analista de mercado e atendimento ao consumidor.



*Gadgets - São comumente chamados de gadgets dispositivos eletrônicos portáteis como PDAs, celulares, smartphones, tocadores mp3, entre outros. Em outras palavras, é uma "geringonça" eletrônica. ( Fonte Wikipedia - Enciclopédia Eletrônica) .


Mais sobre os gadgets em http://pt.wikipedia.org/wiki/Gadget

Por Leila Gomes de Freitas

1 Comments


Essa rede é muito boa para propagar a marca, tem muita redes de relacionamento surgindo. O Digg foi criado em 2005, para mim agora a ferramenta melhor para de propagação de marca é o Drimio.

Tem um blog ocappuccino.com que postou sobre essa rede, está explicando bem simples, se vocês quiserem, vale a pena conferir - http://ocappuccino.blogspot.com/2009/09/drimio.html


Outra pequena observação - se vocês puderem, tirem o verificador de palavras para postagem, simplifica nossa vida.
=]

Abraços,
Cibele

Postar um comentário

Copyright © 2009 Target Comunicação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.