0

UConn - Telemetria, Gestão e Controle

on 19:25
Quarta-feira, 14 de outubro de 2009


Baseados em dados da aula de hoje, quarta-feira, 14 de outubro, de Comunicação Organizacional pudemos formular perguntas para entrevista com o Gerente Operacional da UConn, Thiago Godke Molina, que se utiliza das novas tecnologias e dos novo processos produtivos - citados no livro "O que é comunicação estratégica nas organizações?" de Ivone de Lourdes Oliveira e Maria Aparecida de Paula - para alcançar os objetivos de gestão de comunicação de sua empresa.

Target Comunicação: Qual o nome da organização?
Thiago G. Molina: U-Connect (UConn)

TC: Qual a data de sua criação?
TGM: 27 de Junho de 2007

TC: Sua sedes (Cidade-Estado) e áreas de cobertura geográfica?
TGM: São Paulo, SP - Todo o território nacional

TC: Qual o número de clientes que vocês atendem? E se possível, citar alguns exemplos.
TGM: 12 clientes, sendo empresas de transportes, de perfuração, de pulverização de agrotóxicos e cooperativas de onibus.

TC: Qual o tipo de atividade que a empresa realiza?
TGM: Rastreamento e telemetria.

TC: Como vocês utilizam estas atividades ligadas a comunicação?
TGM: Utilizamos o rastreamento para fornecer aos nossos clientes a posição, em tempo real, de sua frota ou de cada veículo individualmente. Permitimos aos clientes a criação de cercas eletrônicas, alertas, rotas e ações sequenciais, denominadas jobs. Este serviço é utilizado em diversos setores e é disponibilizado em regime 24x7x365, pois utilizamos uma plataforma web, que permite o acesso de qualquer lugar do mundo, a qualquer instante.
As informações provenientes do rastreamento (telemetria), auxiliam nossos clientes na redução de custos e economia operacional da frota. Como consequência, é possível conseguir uma maior eficiência dos veículos, que pode resultar na redução de emissão de poluentes e do prejuízo que eles geram ao meio ambiente, trazendo melhor qualidade de vida para toda a sociedade.

TC: Quais são as tecnologias que vocês utilizam nas atividades desenvolvidas?
TGM: Hoje em nosso hardware utilizamos o posicionamento preciso via GPS captando o sinal de até 5 satélites, a comunicação com os servidores é feita tanto através do sistema GPRS quanto do GSM (através do envio de SMS). Os modems são quad-band e capazes de se comunicar com qualquer operadora. O nosso software foi desenvolvido em camadas usando .NET 3.5 e construído baseado no conceito de "cloud computing" estando espalhado em diversos servidores, aonde a ausência de alguns servidores não interrompe o sistema ou paraliza o serviço.

TC: Quanto são investidos anualmente em tecnologia, treinamento de pessoal e comunicação interna e externa, para uma melhor divulgação de seus produtos?
TGM: Aproximadamente 400.000 reais.

TC: Como os clientes enxergam a sua atividade? Reconhecem e dão a devida importância?
TGM: Nossos clientes são nossos parceiros. Nos enxergam como parte integrante de suas operações e entendem que nosso sistema atua como uma ferramenta importante na gestão da frota,
auxiliando-os na redução de custos e participando ativamente na economia a longo prazo.

TC: O que falta para impulsionar essa atividade no país? E como?
TGM: Acredito que muitos contratos e negociações são fechadss através de relacionamentos antigos ou próximos que criamos ao longo de nossas carreiras. Além é claro, do investimento que fazemos todos os meses para criarmos um leque maior de clientes e fornecedores, sem contar com o bom relacionamento que temos que ter com os nossos clientes internos, no caso, os nossos funcionários.
Talvez uma maior divulgação e mais informações para esclarecer as possíveis dúvidas do mercado, utilizando-se novamente da comunicação organizacional, para atingirmos este nosso objetivo.

TC: Qual o endereço do website da empresa e seu e-mail de contato?

Pesquisa realizada em 14 de outubro de 2009 com o Gerente Operacional, Thiago Godke Molina.
Imagem cedida pela UConn

Por Debora G. Molina

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Target Comunicação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.