0

A trajetória da Comunicação Empresarial no Brasil

on 10:39
Domingo, 18 de outubro de 2009
Hoje a comunicação organização é tida como parte importante e essencial de uma organização para que ela interaja e se integre com seus públicos. Mas nem sempre foi assim.
Antes da década de 70 as empresas não possuíam um departamento de comunicação integrado, se importavam apenas com a propaganda e a publicidade. Em 1967 foi fundada a Aberje, por editores de jornais e revistas empresariais. Foi também o início dos cursos de comunicação no Brasil.
A década de 70 foi marcada pela “implantação de uma cultura de comunicação nas empresas”. As empresas começam a enxergar a importância da comunicação entre elas e seus públicos estratégicos.
Com a redemocratização política no Brasil (o fim da ditadura militar), os anos 80 foram importantes pois as empresas passam a perceber que a comunicação deve ser planejada. Em 1985 a Rodhia elaborou uma Política de Comunicação Social para a “abertura de suas portas”. Essa inovação marcou a Comunicação Organizacional brasileira, pois foi a primeira empresa que mostrou na prática esse novo conceito. Esse case foi considerado o primeiro bem-sucedido, transparente e com total compromisso.
A partir de 1990, “o conceito de Comunicação Empresarial se refinou: ela passou a ser estratégica para as organizações (...). Deixou de ser um mero conjunto de atividades, desenvolvidas de maneira fragmentada, para constituir-se em um processo integrado que orienta o relacionamento da empresa ou entidade com todos os seus públicos de interesse”. Esse novo perfil de comunicação passou a ser previamente planejado e recrutar profissionais capacitados para exercê-la.

Fonte: Aulas de Comunicação Organizacional - Professora Cláudia Rebechi

Livro: Comunicação Empresarial: Teoria e Pesquisa. Wilson da Costa Bueno. Editora Manole. Ano 2002. (Capítulo 1: Comunicação Empresarial na Sociedade da Informação: Tendências e Desafios).

Por Lívia Schoupal Gil Berrocal




0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Target Comunicação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.