0

Sustentabilidade

on 14:25
Quinta-feira, 1° de outubro de 2009
A sustentabilidade está presente, atualmente, na maioria das empresas que se preocupam com a sua imagem perante a sociedade. Desta forma, ela busca estabelecer relacionamentos longos e confiáveis com as diversas partes interessadas, sejam elas: seus clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores, a comunidade, o governo e o meio ambiente. Muito embora, não se deve pensar em sustentabilidade como algo restrito ao meio ambiente, assim como a responsabilidade social que não se limita apenas as ações ou aos investimentos em projetos sociais. Os dois conceitos estão intrinsecamente ligados.

A professora Claúdia Rebechi que ministra a disciplina de Comunicação Organizacional, nos disponibilizou um material com textos sobre políticas de comunicação corporativa apresentados por 5 empresas, uma delas, a BASF, The Chemical Company (catalogação na publicação elaborada pelo SBD/ECA/USP. CDD 21.ed.-658.45) que é líder mundial no segmento químico com mais de 140 anos de atuação global. Ela trabalha de forma diversificada e tem um portfólio de produtos com mais de 8 mil itens, que vão desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura a indústria química fina.

Um diferencial da empresa é a proteção ambiental, responsabilidade social e o sucesso econômico que integram os princípios do desenvolvimento sustentável à sua estratégia de sucesso, além de projetos e programas que visam o bem estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas relacionadas a organização, citados abaixo:

A BASF inaugurou o Projeto Crescer iniciado em 1982, que é uma de suas primeiras iniciativas sociais, que tem ampliado as oportunidades de inserção no mercado de trabalho de jovens entre 16 e 18 anos.


Outro é o Projeto Espaço ECO que teve ínício em junho de 2005, um desenvolvimento que abriga um centro de ecoeficiência para a América Latina, projetos de educação socioambiental, reflorestamento e desenvolvimento comunitário.

Já o Programa Semente do Amanhã é desenvolvido por meio dos educadores na abordagem de temas ambientais de forma interdisciplinar e focados em projetos.

O Programa ReAção, educando para a vida é uma iniciativa que contribui para a melhoria do ensino de ciências.

O desenvolvimento sustentável também abrange a aprovação do mercado financeiro. As ações da BASF foram incluidas, pelo terceiro ano consecutivo, no Índice Mundial Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI World), considerado o mais importante índice de sustentabilidade, que reconhece a excelência e o desempenho da líder mundial no setor da indústria química.

Hoje, a sustentabilidade é critério básico de mensuração das empresas, que são convocadas a atuar não apenas para gerar lucro, criar empregos e pagar impostos, mas também para gerar riqueza para a sociedade.

Fonte: http://www.basf.com.br/default.asp?id=1153
http://www.energiaeficiente.com.br/tag/meio-ambiente/page/3/

Por Marcelly Gomes da Rocha

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Target Comunicação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.