1

Educomunicação: reinventando a empresa atual

on 14:47
Sexta-feira, 30 de outubro de 2009
A Educomunicação é uma área de atuação que visa contribuir para a formação de um sujeito crítico, com capacidade de análise, inserido no grupo ao qual pertence e ativo na sociedade. Essa junção entre o " comunicar" e o " educar" deve ser sempre uma preocupação do profissional da área de Comunicação, sobretudo no âmbito empresarial.

Vivemos em uma fase de grandes tranformações nas empresas; a competitividade é cada dia maior e a busca por um lugar de destaque no mercado é a mola propulsora para a maioria das organizações. Para que tais objetivos sejam alcançados, as instituições não podem fechar os olhos para suas células principais, para os responsáveis pela produção e pelo alcance de suas metas. Funcionários e colaboradores devem ser aproveitados e a eles deve ser dada a oportunidade de desenvolvimento e de tornarem-se agentes ativos e responsáveis de projetos comuns.

O objetivo da Educomunicação Empresarial pode ser resumido em alguns pontos chave:

*Construir uma identidade corporativa que tenha bases sólidas e verdadeiras.

*Aplicar políticas constantes que visem o aperfeiçoamento da equipe e programas educação para o desenvolvimento intelectual e profissional do colaborador;

*Integrar os diversos setores da empresa, através do uso das ferramentas disponíveis e, se necessário, implantar de novos meios que eliminem as barreiras comunicacionais;

*Romper as barreiras pragmáticas das relações de trabalho ( resultados ) e entender o indivíduo também no campo de suas realizações pessoais.

Deve - se ter muita cautela, entretanto, para que não haja um desencontro entre o discurso e a prática. A educomunicação é, sobretudo, um processo de construção de um indivíduo analítico, pensante e o conceito obsoleto da relação de subordinação empresa - empregado precisa ser deixado de lado.
O grande desafio está em transformar tais empresas em um ambiente participativo e criativo e ter a possibilidade de mensurar os ganhos econômico - sociais da organização.

Veja mais sobre Educomunicação e Educomunicação Empresarial em:


1 Comments


Muito bom Leila...é impressionante o que esse mundo nos proporciona...adorei a visita no blog...e volte ao meu tbm....
Um bjão pra vcs....continuem o trabalho!!!

Postar um comentário

Copyright © 2009 Target Comunicação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.