5

Concepção de Responsabilidade Social

on 11:53
Quinta-feira, 29 de outubro de 2009
É interessante notar que atualmente é difícil ver uma empresa que não invista em um plano estrategicamente de responsabilidade social.
Acredito que as grandes corporações devem caminhar firmemente para praticar esse modelo e, num futuro não muito distante, vejo médias e pequenas organizações o assimilarem.
As empresas nos EUA foram pioneiras em prestar conta ao público de suas ações sociais, advindo, daí, a idéia de balanço social. Entretanto, foi a França, a primeira nação a tornar obrigatória a prestação de contas dos investimentos sociais das empresa, com número de funcionários acima de 300 funcionários.
Dessa forma, estava plantada a semente de entrada das empresas no universo de co-partícipe da responsabilidade social.
No Brasil, o reconhecimento da função social das empresas culminou com a criação da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE) na década de 70, aliada ao enfraquecimento do Estado do Bem-Estar Social.
Contudo, a concepção do conceito de responsabilidade social somente ganhou espaço no final da década de 80, consolidando-se nos últimos anos, de 1990 a 2003. Dentre os fatores influenciadores, destacam-se: a) a reorganização do capital, que muda o cenário econômico, tendo como pilar a competitividade mundial, regional e local, exigindo um perfil para a indústria e os trabalhadores;b) aumento das condições de pobreza e da degradação ambiental, que culminou com os movimentos impactantes da ECO;c) o fortalecimento dos movimentos sociais;d) as profundas transformações do mundo contemporâneo, provocando a incerteza e a instabilidade como fatores ameaçadores à sobrevivência das organizações empresariais, ao mesmo tempo em que fortalece a valorização do conhecimento e do progresso;e) a insuficiência do papel do Estado, implicando nas graves críticas às políticas públicas, marcadas pelo assistencialismo, a insuficiências dos recursos, a privatização dos serviços sociais;f) o crescimento da violência urbana, dentre outros.
O conceito de responsabilidade social está em construção, requer mudanças culturais, em que empresas e parceiros busquem um processo conjunto, sem prejuízo de uns e com resultados de outros.
Um projeto de responsabilidade social só traz conseqüências positivas para a sociedade, e para a empresa, se for realizado de forma legítima. Um programa de responsabilidade social empresarial pode desenvolver atividades criativas, tais como: incorporação dos conceitos de responsabilidade social à missão da empresa, divulgação desses conceitos entre os funcionários e prestadores de serviço, estabelecimento de princípios ambientalistas como uso de materiais reciclados e a promoção da diversidade no local de trabalho.

Fonte:
www.educador.brasilescola.com/politica-educacional/a-responsabilidade-social-empresarial
allegrobgblog.wordpress.com/2008/07/03/elegancia-empresarial/

Por Marcelly Gomes da Rocha


5 Comments


"O conceito de responsabilidade social está em construção, requer mudanças culturais, em que empresas e parceiros busquem um processo conjunto, sem prejuízo de uns e com resultados de outros".

Você falou tudo nesta frase Marcelly, para mim ainda temos que estruturar muito o termo responsabilidade social e tbm sustentabilidade.

Abraços,
Belle


O blog é muito bom, fiquei impressionado!!!
Curti o conteúdo e a visualização!
bom, a partir de agora serei um seguidor e se quiserem dar uma olhada nos meus blogs, é só dar um confere:
www.andretaka.wordpress.com
www.viajantemochileiro.blogspot.com
Um grande abraço,
André Taka


André,

Obrigada pela visita e pelo elogio! Muito bom saber que nosso trabalho é visto e apreciado por outras pessoas.

Parabenizamos você pelo blog também e claro, não poderia deixar de dizer que essa sua vida é de dar inveja a qualquer um hein!? Lindas fotos!

Já está adicionado!

Equipe Target Comunicação


Pois é Cibelle, pena que muitas empresas ainda não perceberam que seus lucros dependem da imagem que é contruída da organização, perante a sociedade. Sem dúvida, o desenvolvimento sustentável é pré-requisito básico para essa construção de imagem positiva.

Obrigada mais uma vez pela sua visita e seja sempre bem vinda,

Equipe Target Comunicação


Sou de São Tomé Aluno da Universidade Lusiada

pra me a RSE deve ser projectada pelas empresas de forma que a sociedade saia ganhar nao so e empresa tambem pq a sociedade é dos elementos constituinte da sociedade

Postar um comentário

Copyright © 2009 Target Comunicação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.