0

A comunicação midiática e o Sistema Único de Saúde.

on 18:12
Sábado, 24 de outubro de 2009
O artigo escrito pelo Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais explica o que é comunicação midiática e como está inserido dentro do sistema Único de saúde SUS. A comunicação midiática está voltada para compreensão e o relacionamento entre as pessoas, utiliza como aliada componentes estéticos, simbólicos, políticos e sociais, para alcançar a globalidade do fenômeno comunicacional e sua inserção no movimento de construção da vida social.

No caso do SUS se discute a relação entre as redes de comunicação mídiática dentro do sistema Único de saúde e a constituição simbólica das políticas públicas de saúde. Pudemos observar como a mídia interpreta e configura as relações de poder. A comunicação midiática está relacionada com o cotidiano social e nossa sociedade contemporânea. A instantaneidade da informação gerada pelos meios de comunicação podem induzir os comportamentos.

Os escândalos e as noticias de morte nas filas de atendimento pelo SUS passam a determinar as mensagens geradas pelas mídias sobre o papel do Estado em relação à sociedade. A mídia jornalística trata as noticias da área de saúde de maneira crítica, opinativa e polêmica, de forma que impede a mídia a demonstrar o verdadeiro interesse entre setor público e privado. Pelo campo midiático, o privado também não escapa de críticas, é o caso da falsificação de medicamentos. A mídia apresenta uma cobertura convergente em assuntos que fazem parte de uma dimensão consensual, presente no imaginário social sobre a saúde.

Enquanto política pública, o SUS, deve percorrer um caminho árduo para construção de uma outra imagem que possibilite a participação da sociedade e crie melhores condições para todo o sistema.
Fonte:
Por Simone da Conceição Duarte

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Target Comunicação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.