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Comunicação estratégica : um exemplo de sucesso.

on 13:32
Sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Boas estratégias de comunicação interna e externa, investimento na gestão e capacitação de pessoal e políticas de valorização do capital humano são a receita para uma empresa alcançar o sucesso... fácil não? Utopia?

Sabemos da importância de todos estes quesitos dentro de uma organização, embora nem todo profissional de Relações Públicas tenha chances de desenvolvê-los, seja por descaso da empresa, seja por falta de recursos ou até mesmo por falta de conhecimento. O fato é que tais ações fazem sim a diferença no clima organizacional, que é refletido diretamente na produção de lucro.

O escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga advogados, um dos maiores do segmento em toda a América Latina, com sede em São Paulo e filiais no Rio de Janeiro, Brasilia, Campinas e Nova York, percebeu a importância da área de Comunicação em seus negócios e conta hoje com uma Diretoria de Gente, que alinhada ao Comitê Diretivo do escritório, participa das principais decisões da empresa.

Marisa Daumichen, Diretora de Gente do Mattos Filho, afirma que a área de comunicação é o ponto forte da gestão de pessoas: "A questão principal é a clareza nas regras, que estão todas dispostas em nossa intranet, além de discussões permanentes para programas como PPR [ Programa de Participação nos Lucros da Empresa ] , ações de voluntariado e incentivo à continuidade da formação de nossos profissionais". São mais de 600 colaboradores beneficiados com a política Mattos Filho, que promove o desenvolvimento pessoal e profissional de seus funcionários através de programas de ajuda de custo para cursos de idiomas, cursos superiores em áreas específicas, congressos e auxílio baby sitter.

A preocupação com o desenvolvimento sustentável também norteia as discussões dentro da Mattos Filho, por isso foi criado um comitê "ECOnsciente" para implantar medidas que visem a preservação do meio ambiente e a reciclagem de papéis, copos plásticos entre outros materiais. Em todos os andares há lixeiras específicas para a coleta seletiva e cartazes de explicação e conscientização aos colaboradores. Além disso, a integração de profissionais com deficiências física e mental, sem que houvesse descaso ou preconceito por parte da equipe, foi um desafio vencido. Há funcionários com tais limitações que ocupam áreas administrativas e operacionais do escritório e que estão completamente integrados aos demais membros das equipes.


Recentemente o escritório também comemorou uma parceria de mais de dez anos com instituições sem fins lucrativos, para as quais prestam serviços jurídicos gratuitos, como o Grupo Meninos do Morumbi, AACD, Ação Solidária Contra o Câncer Infantil ( ASCCI ), entre outros. "A advocacia Pro Bono não é ajuda para amigos, mas um voluntariado desinteressado", afirma Roberto Quiroga Mosquera, sócio diretor do Escritório Mattos Filho Advogados.

Ações como estas geram impactos dentro e fora da empresa. Medidas tomadas em conjunto com a diretoria fazem a área de comunicação ser mais valorizada e ter mais chances de executar projetos bem sucedidos que gerem lucro e reflitam uma boa imagem da organização.


Por Leila Freitas

Visite também:

http://www.mattosfilho.com.br/br/home/index.asp

http://www.analiseadvocacia.com.br/anuario/edicoesanteriores/2007/escritoriosmaisadmirados/index.php

http://revistamelhor.uol.com.br/textos.asp?codigo=12531


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