0

Comunicação Digital

on 12:40
Quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Hoje, o assunto apontado em sala de aula pela Professora Claúdia Rebechi que ministra a disciplina de Comunicação Organizacional foi a Comunicação Digital.

A comunicação corporativa contemporânea não só pelos aspectos tecnológicos, mas pela mudança social que as tecnologias digitais de informação e comunicação aportaram para ações de informar e comunicar tem sido considerada área estratégica cada vez mais significativa nas organizações. Não se pode pensar em comunicação em uma visão de planejamento integrado e alinhado à estratégia global da organização.

A comunicação organizacional tem por função estabelecer os canais de comunicação e ferramentas para que a empresa fale da melhor maneira possível com seu público.

Já a comunicação digital ocorre estratégicamente e integrada ao composto comunicacional da organização. Portanto, não podemos falar em comunicação digital nas organizações sem compreender e conhecer o plano estratégico de comunicação global. Pode ser definida como o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação para facilitar e dinamizar a construção de qualquer processo de comunicação integrada nas organizações.

Porém, nem toda tecnologia digital é adequada a proposta de comunicação integrada de uma dada organização. Por exemplo, é raro encontrar uma estratégia de comunicação digital de um hospital, se não for o primeiro hospital Nove de Julho que fez um site em Julho deste ano com assuntos de doenças, sobre a história do hospital, sobre seus funcionários, veja você também: http://www.pordentrodo9dejulho.com.br/

A comunicação digital se configura no ambiente corporativo na medida e na oportunidade em que a combinação entre proposta comunicacional e características do público tiver mais eficiência se realizada em ambiência digital.

Temos que definir e desenvolver no ambiente de comunicação organizacional o plano de comunicação digital integrada, baseado e sustentado pelo próprio plano de comunicação estratégica integrada.Tenho outro exemplo de uma empresa que faz todas as estratégias no ambiente digital,isso também pelo perfil do público que ela trabalha. A camisetaria, com a maioria de seus clientes jovens, possui vários ambientes digitais, como blog, twitter que fala dos novos modelos de camisetas, divulga concursos que a empresa faz com seus públicos, vídeos. Para saber mais entre http://www.camiseteria.com/.

Não podemos deixar de ponderar o tratamento comunicacional, visual e arquitetônico do material recuperado - aquilo que emerge nas telas de todos na empresa e nos clientes - que será determinante para o sucesso da comunicação digital. Uma ação de comunicação digital pode ter uma base de dados digitalizados muito eficiente e precisa, mas a interface construída para acesso e uso desses dados pode dificultar a relação usuário- informação.

Fonte das imagens: ecomunicacao.wordpress.com
Fonte do texto: Comunicação digital e novas mídias institucionais Parte 4 -Elizabeth Saad Corrêa

Por Marcelly Gomes da Rocha

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Target Comunicação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.