0

Geração X e Y

on 22:01
Sábado, 26 de setembro de 2009
Assisti a uma palestra a qual foi abordado o tema: Mercado de Trabalho e suas tendências. Dentro desse contexto a palestrante Luci Massironi da empresa Viva Talentos Humanos explicou o que é geração X e Y e como podemos caracterizar essas pessoas.

Os filhos dos baby boomers (1923 a 1960) foram considerados os primeiros membros da geração X. Eles marcaram o surgimento da televisão e seus descendentes mais atuais possuem idade entre 31 a 49 anos. Já a nova geração Y nasceu e cresceu com a Internet, os celulares e todas as novas tecnologias. Como resultado, os Y tem mais acesso a informação do que qualquer outra anterior.


Geração Y são jovens com grande potencial de liderança e empreendedorismo, eles são ambiciosos e buscam dedicar-se a projetos que representem suas causas, reconhecimento e evolução rápida na carreira. Suas principais características são: a confiança, que faz com que seus integrantes possuam uma auto-estima positiva e que estejam preparados para superar todos os desafios; sejam vencedores responsáveis e que valorizam a empregabilidade, não a fidelidade. Eles podem ser também esperançosos e otimistas, pois acreditam no futuro e ao mesmo tempo, também não lidam bem com restrições.


Os indivíduos desta geração acreditam no futuro e no papel que desempenham dentro dele, gostam de um local de trabalho desafiante e agradável, sendo também bastante divertidos. Procuram traçar metas que sejam ousadas e estão sempre dispostos a correr riscos. Tem pressa de construir suas carreiras e sabem lidar muito bem com mudanças em geral.


A marca registrada da geração Y é o imediatismo, a insubordinação e a impaciência que são pontos que podem prejudicar a carreira destes jovens. Mas, as empresas, com certeza, podem esperar desta geração um enorme senso de justiça no ambiente de trabalho, apostando fortemente no trabalho em equipe e no poder coletivo. E o melhor é que podem ser leais e quase fanáticos a pessoas e instituições que atendam as necessidades de significado e propósito. Engajados em questões de responsabilidade social pensam no bem maior num ambiente sustentável e no equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.


Por Simone da Conceição Duarte

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Target Comunicação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.