0

Comunicação Organizacional e o novo cenário globalizado

on 22:13
Segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Em um blog voltado à divulgação de temáticas direcionadas a um melhor entendimento do que vem a ser “comunicação organizacional”, suas relações e aplicações, nada mais condizente do que dar início com uma postagem genérica e simplista, para melhor introduzir o tema para leigos no assunto.
Quando falamos em comunicação, as pessoas já subentendem que nos referimos a um processo de troca de informações ou então de inter-relações entre duas ou mais partes. Quando especificamos a comunicação voltada a uma organização, direcionamos este processo comunicativo aos aspectos que envolvem a organização e seus públicos e o meio ao qual está inserido, ou seja, trabalha tanto com seus públicos internos como externos.
Com o desenvolvimento do sistema capitalista internacional, no final do século XIX, as organizações vivenciam um rápido processo desenvolvimentista, o que traz à tona uma maior preocupação com essas inter-relações internas e externas. Com isso, algumas técnicas administrativas e comunicacionais passam a ser mais valorizadas e aplicadas nesta nova fase de estruturação organizacional.

Esta estruturação é possibilitada por meio de um intenso estudo que passa a ser desenvolvido sobre ambos os públicos, a fim de caracterizá-los e planificá-los dentro destas novas estruturas organizacionais. Assim, começam a existir diversas teorias tanto direcionadas a esta planificação dos públicos, quanto a aplicação das técnicas desenvolvidas, criando-se teorias e interpretações distintas, que envolvem as mais diversas vertentes englobadas pelo processo comunicativo.

No decorrer deste blog, falaremos mais detidamente e com maior riqueza de detalhes sobre tais técnicas e teorias, assim como a forma com que elas se aplicam neste novo cenário globalizado.

Fonte da imagem: http://tudocomunicacao.blogspot.com/2008/10/comunicaoorganizacional-e.html

Por Tamires Fontana


0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Target Comunicação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.