0

Comunicação organizacional

on 23:40
Terça-feira, 22 de setembro de 2009
Segundo Margarida Kunsch devemos agregar comunicação interna, administrativa, institucional e mercadológica formando um só tipo de comunicação, a integrada. Esta é uma comunicação de caráter estratégico e que não é dividido em comunicação externa ou interna, formando assim um mix, que apesar de suas diferenças desenvolvem uma comunicação eficaz para a organização.

A comunicação administrativa ajuda a empresa a lidar com os processos e fluxos dentro da organização. Margarida Kunsh resume muito bem o que é comunicação administrativa em seu livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação integrada: “Comunicação administrativa é aquela que se processa dentro da organização, no âmbito das funções administrativas; é a que permite viabilizar todo o sistema organizacional, por meio de uma confluência de fluxos”. Então é a comunicação que organiza as funções administrativas a fim de manter em bom funcionamento do sistema organizacional. Comunicação interna tem como objetivo principal informar setores dentro de uma organização. Os funcionários são o foco neste processo e, portanto, visa garantir a satisfação e o prazer de trabalhar na empresa, além de proporcionar uma “imagem” positiva e criar uma interação entre funcionário e empresa beneficiando ambas as partes.


Comunicação mercadologia visa à divulgação publicitária em torno do “produto” da empresa, está inteiramente ligada ao marketing e suas estratégias para alcançar seu objetivo.
Comunicação institucional constrói uma identidade positiva para ser passada aos interesses da organização a fim de conquistar uma imagem de credibilidade e confiança perante a sociedade e seus interesses públicos.


Depois de entendermos o que significa cada comunicação podemos compreender porque Margarida Kunsh diz em seu livro que devemos trabalhar com todas as comunicações formando uma comunicação integrada assim justificando que com essa construimos uma comunicação mais eficaz.

Fonte: KUNSCH, Margarida Maria. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summuns editorial. São Paulo, 2002.
Por Juliana Chaves

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Target Comunicação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.