0

As modalidades da comunicação

on 21:02
Quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Existem quatro tipos de modalidades que definem a comunicação organizacional/empresarial: a Administrativa, a Institucional, a Mercadológica e a Interna. Elas são diferentes entre si e não tem os mesmos significados para as organizações, o que mostra a importância da compreensão de cada uma e de que forma são utilizadas.

A primeira, Administrativa, pode ser resumida por, transmissão de regras e normas, o que direciona a comunicação para os funcionários, estendendo-se apenas para as respectivas famílias;

A Institucional, através das relações públicas define os aspectos que estão relacionados com a missão, a visão, os valores e a filosofia que a organização prega para seu público e funcionários;

A Mercadológica é a que reforça o valor e a imagem de suas marcas, bem como, de seus produtos e serviços, colocando-os em evidência e, consequentemente, trazendo benefícios a seu favor.
Como no caso da "utilização" da globalização, que tem sido uma grande vantagem para esta comunicação, principalmente, porque é através dela que nos últimos anos tem sido realizadas pesquisas com os consumidores das empresas, através do meio de comunicação mais comum utilizado atualmente, a Internet;

E finalmente e não menos importante, a Interna que trabalha sempre junto com a administração e tem como objetivos disponibilizar informações, como por exemplo, na Intranet, utilizada pelos/para os funcionários e assim envolve-los nos projetos desenvolvidos pela empresa; além de desenvolver o conhecimento dos mesmos, sobre os valores e objetivos da organização; a motivação e a integração entre todos os que trabalham no mesmo ambiente.


*Conceitos baseados nos estudos das aulas de Comunicação Organizacional da Profª. Claudia Rebechi (UMESP) e no site http://www.comunicacaoempresarial.com.br/

DICA: Assistir o vídeo da entrevista com o palestrante Mario Persona comentando sobre a Comunicação Interna - link: http://www.youtube.com/watch?v=LHmg_1XOrcc

Por Debora G. Molina


0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Target Comunicação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.